Hidratação no Verão: 7 Frutas e Legumes Ricos em Água

30 de Julho, 2021

Com a subida das temperaturas, sabe bem fazer uma alimentação com base em opções mais frescas e leves. Conheça as 7 frutas e legumes ricos em água que vão ajudar a refrescar e a manter a hidratação durante o Verão.

Um estilo de vida saudável e com foco no bem-estar engloba vários pontos essenciais, entre os quais a alimentação equilibrada e a prática de atividade física de forma regular. Contudo, existe um aspeto que muitas vezes tende a ser posto em segundo plano: a hidratação.

Não é novidade que cerca de 70% do nosso corpo é água e que este elemento assume um papel primordial em várias funções básicas do nosso organismo, tal como a digestão e a circulação. É por isso que se torna tão importante manter-nos hidratados!

Mas sabia que existem alimentos que o podem ajudar neste ponto? Apesar de não substituírem a ingestão de água na sua forma natural, algumas frutas e legumes são ricas neste elemento e ajudam a aumentar e/ou manter a hidratação.

Para além disso, estes alimentos também são, na sua maioria, ricos em fibra e antioxidantes, o que ajuda a diminuir o inchaço do corpo e o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

Agora que os dias são mais quentes e que devemos fazer um esforço extra para manter a hidratação, descubra as 7 frutas e legumes ricos em água e que deve incluir na sua alimentação.


7 Frutas e Legumes Ricos em Água



1. Melancia

Quando falamos em frutas e legumes ricos em água, a melancia é, provavelmente, a primeira opção em que pensa. A verdade é que esta fruta contém, em cada 100 gramas, 91,5 ml de água.

Para além deste fator, a melancia também é rica em potássio, magnésio e vitaminas A e C. Isto faz com que este alimento seja um excelente diurético natural, ajudando a combater a retenção de líquidos.

Além disso, a melancia também contribui para o melhor funcionamento do sistema imunitário e do trânsito intestinal. Outro benefício deste alimento é ajudar a manter o cabelo e pele com um aspeto mais saudável.



2. Meloa

Doce, aromática e saciante, a meloa é outro dos frutos típicos da estação mais quente. Com 90,2ml de água em cada 100 gramas, esta também é uma das frutas e legumes ricos em água que deve incluir na sua alimentação para ajudar a manter a hidratação durante o Verão.

A meloa destaca-se por ser um alimento rico em vitaminas A e C e fibras. Isto faz com que tenha uma forte ação antioxidante, ajude a regular o trânsito intestinal e a reforçar o sistema imunitário.

Para além disso, esta fruta também é uma excelente opção para o combate à anemia. As vitaminas A e C presentes na sua composição auxiliam a absorção do ferro por parte do metabolismo.



3. Melão

Tal como a meloa, o melão também é um dos frutos preferidos do Verão pelo seu sabor doce e refrescante. Em cada 100 gramas de melão, 89,8ml são água, o que o torna numa das frutas e legumes ricos em água e que o podem ajudar a manter-se hidratado.

Para além de ser super hidratante, o melão também é rico em minerais, como o cálcio e potássio, e de fibras. Isto leva a que tenha um forte contributo no fortalecimento dos ossos e dentes e na redução da pressão arterial.

Aos benefícios do melão juntam-se também as suas propriedades diuréticas, que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, e antioxidante, que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele.



4. Morangos

Entre os diversos frutos vermelhos, o morango destaca-se por ser aquele que contém mais água, com cerca de 91 ml em cada 100 gramas. Este é, portanto, uma excelente opção para incluir na sua alimentação durante a estação mais quente.

Entre os principais benefícios da ingestão de morangos contam-se por exemplo, a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Esta fruta é rica em fibras, que auxiliam na redução dos riscos da pressão arterial elevada e doenças arteriais, auxiliando o fortalecimento do sistema imunitário.

O morango também é rico em vitamina C, que ajuda a manter uma pele com um aspeto mais jovem, e minerais como o zinco, que contribuem para a estimulação e melhoria da capacidade mental.


5. Abóbora


A abóbora é um dos alimentos que não pode ficar fora da lista de frutas e legumes ricos em água. Com 92 ml de água em cada 100 gramas, este é um dos legumes que deve incluir na sua alimentação, especialmente durante os dias mais quentes.

Pobre em hidratos de carbono e calorias, a abóbora é uma das escolhas de quem quer perder e/ou controlar o peso. Mas, na verdade, existem mais benefícios que deve considerar para o seu bem-estar como, por exemplo, o contributo para melhoria da saúde dos olhos, graças à vitamina A e carotenoide.

Para além disso, este alimento também ajuda a fortalecer o sistema imunitário, a prevenir o envelhecimento precoce e a aumentar a sensação de saciedade.



6. Alface

Presença quase obrigatória nas saladas de Verão, a alface é uma das frutas e legumes ricos em água e que ajudam a manter a hidratação. Em cada 100 gramas de alface, existem 95,9 ml de água.

Além de ser uma opção leve e fresca, perfeita para os dias mais quentes, a alface também é rica em fibras, antioxidantes, vitamina C e outros nutrientes e minerais essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo.

Graças à sua composição, a alface tem inúmeros benefícios. Entre eles contam-se, por exemplo, o auxílio na regulação do açúcar no sangue, a prevenção do envelhecimento prematuro da pele, a manutenção e melhoria da saúde dos ossos e ainda a ajuda na perda de peso.



7. Pepino

Tal como a alface, o pepino também é um dos elementos que está muitas vezes presente nas saladas tão típicas do Verão. Para além de ser muito refrescante, este também é uma das frutas e legumes ricos em água, com 95,1 ml em cada 100 gramas.

O pepino é um vegetal muito nutritivo e com um baixo número de calorias. Na sua composição destacam-se os minerais, como o potássio e magnésio, os antioxidantes e a vitamina C.

Além de ajudar na hidratação, o pepino é um excelente auxílio na perda de peso, na melhoria da circulação sanguínea, na regulação do açúcar no sangue e na melhoria do trânsito intestinal.

Estes são algumas das frutas e legumes ricos em água que pode – e deve – incluir na sua alimentação, especialmente nos dias mais quentes. Contudo, é importante relembrar que estes não são um substituto para a água.

A água é um bem essencial e que tem uma enorme importância no correto funcionamento do nosso organismo. De acordo com os especialistas, devemos ingerir, pelo menos, 1,5 litros de água por dia. No entanto, esta quantidade depende de pessoa para pessoa.

A Água Monchique tem um pH de 9,5, o que a torna na água mais alcalina dentro das diferentes opções existentes no mercado. A marca oferece uma vasta gama de embalagens que se adaptam a todos os momentos do seu dia.


Publicado em 30/07/21