Natal em Família: 5 Dicas para Desligar do Trabalho Durante a Época Festiva

15 de Dezembro, 2021

A quadra natalícia deve ser um período dedicado à sua família e quem mais gosta. Não deixe que o seu emprego interfira com a magia do Natal e coloque em prática estas 5 dicas para desligar do trabalho durante a época festiva.

Chegou o mês de dezembro e, com ele, toda a magia e esplendor da quadra natalícia! Este é um período de amor, de alegria, de momentos em família e com as pessoas de quem mais gosta.

Para muitos, esta é também uma época de férias. Seja antes do Natal ou entre o Natal e a Passagem de Ano, muitas pessoas aproveitam para tirar uns dias para descansar e recarregar energias.

Se este é o seu caso, então este artigo é para si! Nem sempre é fácil conseguirmos desligar e aproveitar em pleno o nosso tempo de descanso e de férias. Mas este ano não será assim!

Reunimos para si 5 dicas para desligar do trabalho durante a época festiva e aproveitar o Natal em família da melhor forma.


5 Dicas para Desligar do Trabalho Durante a Época Festiva


Antes de Ir


1. Faça uma lista das tarefas que precisa de deixar feitas

Nas semanas anteriores a um período de período de ausência do escritório, a organização deve ser a palavra de ordem. E esta também é uma ótima dica para desligar do trabalho durante a época festiva e aproveitar o Natal em família.

Ter as tarefas bem planeadas e definir quais são aquelas a que deve dar resposta é essencial para que, antes do Natal, consiga deixar todo o trabalho organizado. Depois de elaborar a sua lista, utilize-a como um guia para orientar e organizar os seus dias de trabalho.

Para além disso, caso fique em falta dar resposta a alguma tarefa e se tiver de a passar a algum colega, será mais fácil fazer a passagem da pasta.


2. Defina prioridades

Nem todas as tarefas têm a mesma importância. Saber definir as prioridades e fazer a correta distinção da urgência e/ou importância entre os diferentes pontos da sua lista é essencial.

Depois de feita a lista de tarefas e definidas as prioridades, será mais fácil organizar os seus dias. Assim, terá a certeza que dará resposta ao que é realmente necessário.

Caso tenha dúvidas sobre a ordem das prioridades, fale com o(s) seu(s) superior(es) de forma a que sua lista esteja alinhada com as necessidades da empresa e de acordo com aquilo que é esperado de si. Assim estará mais descansado para aproveitar o Natal em família e para desligar do trabalho durante a época festiva.

É importante que mantenha os pés bem assentes na terra na hora de definir as prioridades e as tarefas às quais deve dar resposta. De nada vale fazer uma lista interminável e completamente irrealista. Isto só vai fazer com que fique com um sentimento de frustração por não ter conseguido fazer tudo e que não consiga aproveitar este período de descanso em condições.


3. Defina quem ficará responsável na sua ausência e ative a resposta automática

Quando se ausenta do escritório, é essencial ter sempre definido quem será a pessoa que dará resposta a possíveis pedidos que possam surgir. Ao saber que o seu trabalho está assegurado conseguirá aproveitar melhor o Natal em família e desligar do trabalho durante a época festiva.

Portanto, uma ou duas semanas antes da sua ausência, é importante começar a passar algumas tarefas e/ou colocar o seu colega a par do trabalho que está a desenvolver. Isto garante que a transição seja mais suave e evita que seja incomodado com questões e dúvidas enquanto estiver fora do escritório.

Por fim, não se esqueça de ativar a resposta automática no seu email profissional com indicação de quem irá dar resposta aos pedidos. Mesmo que já tenha comunicado a sua ausência, pode receber emails importantes que não devem ficar sem resposta. Assim pode relaxar sabendo que ninguém ficará sem resposta!

Durante a época festiva


4. Desligue as notificações

Durante a sua ausência e de forma a aproveitar em pleno o Natal em família, desligue as notificações. Isto aplica-se tanto ao email profissional, como a possíveis grupos em plataformas sociais, como o WhatsApp.

Este é um passo imprescindível para que consiga desligar do trabalho durante a época festiva. Desta forma, apenas receberá as notificações pessoais e não estará a interromper o seu momento de descanso.

Para além disso, também é importante que resista à tentação de ir espreitar emails de trabalho. Se aparecer algum assunto urgente, em que a sua ajuda seja realmente necessária, alguém irá entrar em contacto consigo através de um telefonema. Por isso, descanse e aproveite o tempo livre!


5. Mantenha-se ocupado

Se tirou alguns dias de férias durante esta quadra, é normal que tenha alguns momentos em que não tenha nada para fazer. Não caia na tentação de estar a ver os emails ou a perguntar aos seus colegas como estão a correr as coisas.

Lembre-se que tirou estes dias para aproveitar o Natal em família e dedicar algum tempo a si e a quem mais gosta. Por isso, ocupe o seu tempo a fazer algo que gosta e o faz feliz.

Que tal uma sessão de cinema em família? Ou simplesmente um passeio para ver as decorações de Natal da sua cidade? Não faltam opções para aproveitar da melhor forma o seu tempo!

Agora que já sabe quais são os passos para que possa realmente aproveitar o Natal em família e não deixar que o trabalho interfira, está na hora de meter as mãos à obra. Prepare tudo para que possa realmente desfrutar de toda a magia da quadra natalícia.

Se normalmente o Natal para si é uma época de grande stress e ansiedade, nós temos algumas dicas para que este ano seja diferente. Descubra as 5 Dicas para um Natal mais Tranquilo e sem Stress.

Publicado em 15/12/2021