O pH da Água Importa Realmente? Escolha a Água Certa para Si

12 de Abril, 2020

Sabia que as águas não são todas iguais? Hoje explicamos-lhe o que é o pH da água e a importância que este tem no seu organismo.

A água que escolhemos tem um forte impacto no nosso organismo. Isto porque o pH da água não é igual de marca para marca. Apesar de ser um tema cada vez mais comum, a verdade é que ainda existem muitas dúvidas sobre este assunto.

Mas, antes de lhe explicarmos em que consiste o pH da água, é importante refletir sobre a importância deste bem na nossa vida.

É dito e sabido que 70% do nosso corpo é composto por água. Por isso mesmo, é essencial mantermo-nos hidratados e beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Contudo, é preciso ter em atenção que este valor varia de pessoa para pessoa.

Beber a quantidade de água recomendada tem inúmeros benefícios para o nosso organismo. Este bem ajuda a:

. Eliminar toxinas do organismo;

. Levar nutrientes a todas as células do corpo humano, em especial minerais;

. Manter uma pele e cabelo cuidados e bonitos;

. Retardar o envelhecimento;

. Promover o correto funcionamento do trânsito intestinal;

. Prevenir infeções urinárias;

. Manter a temperatura corporal estável.

Para além dos benefícios para o seu corpo, o consumo da quantidade de água necessária também ajuda a melhorar o seu bem-estar.

PH da Água: O que é?

Em primeiro lugar, é importante perceber o que é o pH. Esta sigla, que significa potencial de hidrogénio, mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Os valores variam entre zero e 14.

Em termos de pH, as águas podem ser divididas em três tipos diferentes: Ácidas, Neutras e Alcalinas. As ácidas são aquelas que têm um pH entre 5 e 6,5, enquanto as neutras situam-se no 7. Já as águas alcalinas têm um pH a partir de 7,5.

Sendo que o corpo humano deve manter um pH de 7, o ideal é optar por beber águas neutras ou alcalinas.


PH da Água: As Águas Ácidas


As águas ácidas podem ter um impacto negativo no seu organismo, uma vez que não têm tantos minerais na sua composição.

Segundo o médico Stephan Domenig, autor do livro A Cura Alcalina, a acidificação do pH do nosso organismo pode ser responsável por problemas como a falta de concentração. Isto acontece porque os ácidos esgotam o oxigénio do sangue e fazem com que sinta uma sensação de moleza.

Para além da falta de concentração, outras condições associadas ao pH da água ácida passam por obstipação, digestão lenta, falta de energia e sensação de inchaço.

Mas os possíveis problemas não se ficam por aqui. Para além disso, estas águas podem ser responsáveis por problemas de saúde oral – cáries, problemas nas gengivas e mau hálito –, dores musculares e articulares e pele seca.

Resumindo, todas as células do nosso corpo acabam por ter um desempenho menos eficiente e torna-se mais difícil a libertação das toxinas.


PH da Água: Os Benefícios da Água Alcalina

O pH da água alcalina tem inúmeros benefícios para o seu organismo e bem-estar, uma vez que torna menos propício o desenvolvimento de doenças inflamatórias e degenerativas.

Este tipo de água é especialmente benéfico para quem pratica exercício físico, mas também tem várias vantagens associadas de que todos nós podemos beneficiar.


Partilhamos 6 Benefícios da Água Alcalina:

. Ajuda a neutralizar o consumo de alimentos ácidos;

. Elimina as toxinas de forma mais eficiente;

. Auxilia na ativação dos músculos;

. Melhora o funcionamento do estômago e pâncreas, ajudando a reduzir os sintomas da azia e gastrite;

. Melhora o funcionamento dos rins, permitindo que o sangue se torne mais alcalino e otimizando a oxigenação do mesmo;

. Ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, graças à sua função antioxidante;

Para além destas vantagens, a água alcalina também pode ser uma importante ajuda na perda de massa gorda.

Entre as diferentes opções disponíveis no mercado, destaca-se a Água Monchique. Com um pH de 9,5 – o mais elevado dentro da oferta existente – esta é recomendada por muitos profissionais de saúde aos seus utentes.


Se quer cuidar do seu bem-estar e fazer mudanças no seu estilo de vida, leia também os Cinco Hábitos para uma Vida Saudável.