Os Benefícios da Diminuição do Consumo de Carne

14 de Maio, 2021

A redução do consumo de produtos de origem animal tem assumido uma importância crescente. Descubra os benefícios da diminuição do consumo de carne para a sua saúde e para o planeta.

Todos sabemos que as escolhas alimentares que fazemos têm um forte impacto na nossa saúde e bem-estar. No entanto, estas também podem influenciar a saúde do nosso planeta.

A diminuição do consumo de produtos de origem animal, em especial o consumo de carne, tem assumido especial destaque nos temas da atualidade. Esta já se tornou numa preocupação para muitas pessoas, de forma a melhorar a sua saúde através da alimentação, mas também para tentar reduzir a sua pegada ecológica.

A verdade é que a indústria agropecuária é uma das que mais estragos causa a nível ambiental. A criação de animais para consumo implica uma enorme utilização de recursos naturais e que pode ter um forte impacto no futuro.

Hoje explicamos-lhe qual o impacto que a ingestão deste alimento tem no meio ambiente e na sua saúde e quais os principais benefícios da diminuição do consumo de carne.


O impacto da indústria agropecuária na saúde ambiental


A indústria agropecuária já é reconhecida como uma das principais responsáveis pela degradação da saúde ambiental.

Os dados avançados pela FAO – -Food and Agriculture Organization- , podem ser considerados alarmantes. Segundo a entidade da ONU, os animais criados para o consumo de carne, ovos e leite emitem mais gases de efeito de estudo do que o combustível utilizado pelo sistema de transporte mundial, ou seja, todas as emissões por queima de combustível de todos os carros, camiões, navios, motas e aviões.

No entanto, o impacto de setor não se fica por aqui. A indústria agropecuária também tem um forte contributo para a escassez e poluição das reservas de água doce.

Segundo a National Geographic, 70% do planeta Terra é coberto por água, contudo apenas 2,5% desta água é potável. Um estudo realizado em 2013 revela que até 92% dessa água é utilizada pela agricultura, sendo que, um terço está relacionada com a indústria agropecuária.

Por outro lado, este setor também é tem implicações na qualidade da água. Isto porque os animais ao estarem confinados em armazéns e quintas produzem mais excrementos do que aqueles que podem ser absorvidos pela terra como fertilizante. O resultado? O escoamento destes locais torna-se numa fonte de contaminação tanto para os rios como para as águas subterrâneas.

Para além da contaminação e utilização excessiva da água, a indústria agropecuária também é responsável por outros impactos ambientais. Entre eles contam-se, por exemplo, a deflorestação, perda de habitats, consequentemente, a extinção de algumas espécies.


Os benefícios da redução do consumo de carne



Para o planeta

Perante estas informações e tendo em conta a crescente escassez dos recursos naturais, torna-se urgente tomar uma atitude para reduzir a nossa pegada ecológica.

Segundo uma reportagem do The Guardian, uma dieta vegetariana é uma das formas mais eficazes de alcançar este objetivo. Esta mudança tem impacto em termos de emissões de gases de efeito estufa, utilização de água e terra, prevenção da desflorestação e acidificação dos oceanos.

Contudo, a simples diminuição do consumo de carne e outros produtos de origem vegetal já fazem a diferença. De acordo com um estudo publicado na revista The Lancet , elaborado por 30 cientistas de todo o mundo, a redução deveria ser de 50% a nível mundial.


Para a saúde

A diminuição do consumo de carne tem benefícios não só para o planeta, mas também para a nossa saúde.

1. Redução do risco de hipertensão

Um dos primeiros benefícios da diminuição do consumo de carne, em especial de carne vermelha, é a redução considerável do risco de hipertensão arterial. Isto significa que, ao fazer esta mudança na sua alimentação, pode reduzir a probabilidade de sofrer de episódios e doenças cardiovasculares.

2. Redução do risco de diabetes

Outro benefício da diminuição do consumo de carne está relacionado com o desenvolvimento de diabetes, especialmente de tipo 2. Segundo vários estudos, as pessoas que não consomem carne ou que fazem um consumo mais reduzido, apresentam níveis reduzidos de açúcar no sangue. A este juntam-se também uma pressão arterial mais baixa e os triglicérides controlados.

3. Redução do risco de desenvolver alguns tipos de cancro

Um dos pontos a considerar é que a ingestão excessiva de carne, especialmente carnes vermelhas, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de cancro. Entre eles contam-se, por exemplo, o cancro no intestino. Isto porque o consumo excessivo deste tipo de alimento pode ter um efeito tóxico sobre as células, devido às elevadas quantidades de ferro heme.

4. Melhor funcionamento do sistema intestinal

A diminuição do consumo de carne e o aumento do consumo de vegetais ajuda a que se sinta mais leve. Isto deve-se ao aumento das fibras ingeridas, que ajuda a regular o sistema intestinal. A carne vermelha, por exemplo, está muitas vezes associada a problemas de prisão de ventre e à sensação de desconforto que esta gera.

5. Pele mais bonita

Pode não saber, mas a diminuição do consumo de carne também tem benefícios para a sua pele! Ao reduzir a ingestão de proteína animal, aumenta o consumo de grãos integrais e vegetais, que são ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e outros nutrientes essenciais. Para além disso, o bom funcionamento do intestino também ajuda a que a pele tenha um aspeto mais limpo.


Diminuição do consumo de carne: cuidados a ter

Não se deixe enganar: deixar ou reduzir o consumo de carne não significa obrigatoriamente que passe a ser mais saudável. Isto depende essencialmente das escolhas que faça, da forma como cozinha os alimentos e da quantidade ingerida.

Portanto, ao reduzir o consumo de carne ou até mesmo ao tornar-se vegetariano ou vegan, é importante ter alguns cuidados:

  • Tenha em conta os défices de nutrientes que estão mais presentes na carne, tal como a proteína, os ácidos gordos, zinco, ferro, cálcio, iodo e as vitaminas D e B12;
  • Tente não substituir a carne por produtos vegetarianos processados ou com um alto teor de gordura;
  • Esforce-se por diversificar as proteínas vegetais;

Se quer começar a reduzir o consumo de carne, mas precisa de ideias de refeições, aproveite para experimentar estas 5 receitas de hambúrgueres vegetarianos para toda a família.


Publicado em 14/05/2021