Quer recuperar dos excessos da passagem de ano? Beba água.

5 de Janeiro, 2023

O Natal e o Ano Novo são das alturas do ano mais propícias aos excessos. Talvez porque nesta época se realizam mais convívios com familiares e amigos — convívios esses que acontecem, geralmente, à volta de uma mesa recheada de comida e bebida, normalmente bastante calóricas.

Se este também é o seu caso, não se culpabilize. No entanto, faça por tentar recuperar desses excessos, reequilibrando o seu organismo com práticas saudáveis. Como? Isso, partilhamos já de seguida:


Beba água

Uma forma de contornar o “abuso” no consumo de comidas e bebidas pouco saudáveis é beber bastante água. Para além de ajudar a digestão, o transporte e absorção de nutrientes, ajuda ainda a controlar as calorias. Por isso, a água é extremamente importante para que o seu metabolismo funcione da melhor forma. Além disso, muitas comidas têm um nível elevado de acidez e podem desequilibrar o nosso pH (equilíbrio entre acidez e alcalinidade do corpo humano). Para controlar esse desequilíbrio, nada melhor do que a Água Monchique, com pH de 9,5, considerada das águas mais alcalinas do mercado.


Faça exercício físico

O exercício pode atenuar os efeitos negativos do açúcar na saúde e bem-estar. Durante o exercício, o corpo queima açúcar (glicogénio) e melhora a sensibilidade insulínica - um marcador-chave da saúde. Não precisa de ser um exercício de alta intensidade, pois o importante é que se movimente. Optar por um treino de resistência ou musculação são as melhores opções. Porquê? Porque o músculo é literalmente um depósito para o excesso de açúcar. Fazer exercício devolve a energia física que o excesso de açúcar pode esgotar e todos sabemos que alguma energia extra, após tanto festejar, é sempre bem-vinda.


Faça uma alimentação rica em proteínas

Comer alimentos ricos em proteínas ajuda a regular os sinais de fome, apetite e confere ainda uma sensação de plenitude através dos efeitos hormonais. A ingestão de proteínas reduz a ingestão diária de calorias, o que leva a uma diminuição ainda maior do peso corporal e da massa gorda. Inclua em cada refeição boas fontes de proteínas tais como carne, marisco, ovos, frutos secos, sementes e produtos lácteos. Se precisar de ajuda com os seus hábitos alimentares ou manter um estilo de vida alimentar saudável, consulte um profissional de saúde.


Ideias de receitas rápidas e saudáveis? Inspire-se nas nossas 5 receitas saudáveis para o regresso à rotina.