Saiba porque “beber água” deve ser uma das suas resoluções de Ano Novo

15 de Janeiro, 2023

Estamos em janeiro e isso significa o fim das festas e dos excessos da passagem de ano. Agora, é tempo de enfrentar um inverno frio e rigoroso e começar o trabalho árduo encarando o novo ano com uma nova atitude.

Começar o ano significa, entre muitas outras coisas, pôr em prática os objetivos que se definiram com afinco durante as doze badaladas. Fazer exercício físico e ter uma alimentação mais equilibrada são, provavelmente, alguns dos objetivos mais comuns quando se quer alcançar um estilo de vida mais saudável. Se se identifica com tais objetivos, talvez seja pertinente abrir espaço na sua lista para acrescentar “Beber água”. Nós explicamos porquê:

Não só beber água suficiente todos os dias é bom para a saúde em geral, como pode ajudar a gerir ou perder peso. Estará a acrescentar zero calorias quando substitui bebidas como refrigerantes por água. Além disso, a água pode também ajudar a prevenir uma série de condições prejudiciais à saúde, tais como a desidratação, que pode causar pensamentos pouco claros, mudanças de humor, provocar o sobreaquecimento do corpo, levar à obstipação, e causar pedras nos rins.

Embora seja do conhecimento geral que beber água é ótimo para a saúde, são poucas as pessoas que realmente o fazem. Então, como pode aumentar o seu consumo de água em 2023? Basta seguir algumas dicas:

  • Escolher água em vez de bebidas com açúcar.
  • Levar consigo uma garrafa de água enchendo-a várias vezes ao longo do dia.
  • Não abastecer o frigorífico com bebidas adoçadas com açúcar. Em vez disso, manter um jarro ou garrafas de água no frigorífico.
  • Servir água às refeições.
  • Fazer infusões de água com sabor, adicionando, por exemplo, frutas, tais como, frutos vermelhos, limão e lima.
  • Sempre que tiver que fazer as suas refeições fora de casa, optar por beber água. Além de ser mais saudável, também é mais económico.

Como recompensa pelo bom comportamento, para além dos benefícios intrínsecos para a sua saúde, terá pensamentos mais claros, um estado de espírito mais calmo, um corpo mais saudável, um sistema digestivo regulado, articulações mais suaves e um controlo de peso mais constante.

Diga lá se não é uma boa forma de começar o ano! Descubra mais algumas dicas para beber mais água no seu dia a dia.