Saúde e Atividade Física: Como Começar a Praticar Exercício

28 de Março, 2020

Saúde e Atividade Física são dois temas difíceis de separar. Se quer adotar um estilo de vida mais saudável e equilibrado e começar a praticar exercício, nós temos as dicas certas para si!

Torna-se quase impossível falar de saúde sem falar de exercício físico. A verdade é que este é um dos pontos em que deve investir algum tempo caso queira melhorar o seu bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a prática regular de atividade física tem inúmeras vantagens para o corpo e organismo humano. No entanto, quando isto não é um hábito, torna-se difícil começar e, acima de tudo, saber por onde começar.

Vamos ser sinceros: com o ritmo de vida, constante stress e correria do dia a dia, muitas vezes torna-se difícil encontrar motivação – e tempo – para praticar exercício. E, quando se começa, juntam-se as dores musculares e o cansaço que quase sempre acabam por vencer. Contudo, nós temos uma série de dicas que o podem ajudar nesta nova jornada. Mas antes de começar, é importante relembrar as vantagens e benefícios da atividade física para o seu corpo... e mente!


Saúde e Atividade Física: 13 Vantagens de Praticar Exercício

1. Reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;

2. Fortalece os músculos, levando a que adote uma postura mais correta e saudável:

3. Ajuda a prevenir a perda de massa óssea, evitando o avanço da osteoporose;

4. Auxilia no controlo do peso e prevenção da obesidade;

5. Melhora a qualidade do sono e na redução das insónias;

6. Melhora a autoconfiança;

7. Aumenta o sentimento de felicidade graças à libertação de endorfinas;

8. Ajuda a ter mais energia;

9. Controla a ansiedade e depressão;

10. Melhora a coordenação motora;

11. Melhora o equilíbrio corporal;

12. Ajuda a reduzir o stress, uma vez que os níveis de adrenalina e cortisol descem;

13. Ajuda a controlar a tensão arterial.


Saúde e Atividade Física: Comece a Praticar Exercício com 7 passos muito simples

Vamos a isto! Se quer começar a praticar exercício, é importante que vá com calma e que siga estes sete passos.

1. Comece por uma visita a um médico

Antes de iniciar a prática de exercício, e especialmente se é uma pessoa sedentária, é importante que o primeiro passo seja a marcação de consulta de check up geral. Isto porque é preciso saber se está tudo bem ou se existe algum problema que possa condicionar a prática de certos exercícios.

2. Defina as suas metas e objetivos

Isto aplica-se não só para o exercício físico, mas também para todas as mudanças que pretende fazer. Ter objetivos traçados ajuda a definir o caminho a percorrer e os diferentes passos para lá chegar.

3. Comece progressivamente

Ninguém começa logo a correr uma maratona, certo? Então não tente iniciar a prática de exercício físico de forma abrupta e repentina. É importante começar aos poucos para habituar o seu corpo a esta mudança. Por exemplo, se quer começar a correr, primeiro faça caminhadas e vá acelerando o passo gradualmente.

4. Não gosta de ginásios? Treine em casa ou ao ar livre

Muitos utilizam a desculpa que não gostam do ambiente de ginásio para não praticar exercício físico. No entanto, existem outras opções que pode experimentar. Nos dias de sol, aproveite o bom tempo para treinar ao ar livre. E para quando chove, existem vários exercícios que pode fazer sem sair de casa... e até pode continuar a ver televisão enquanto os faz!

5. Defina horários

Com isto não queremos dizer que tem de treinar todos os dias, à mesma hora. Deve existir flexibilidade perante os imprevistos do dia a dia, mas a verdade é que ter uma altura do dia definida para treinar também ajuda a criar hábitos e tornar a prática mais regular.

6. Escolha a playlist certa

Apesar de poder parecer uma dica óbvia, está cientificamente provado que ouvir música ajuda a que fazer exercício se torne mais fácil. Por isso mesmo, crie a sua playlist e é hora de começar a treinar!

7. Controle o seu progresso

Depois de definir as suas metas, é importante que vá controlando o progresso. Isto porque a motivação torna-se maior quando começa a ver os resultados da mudança de rotina.

Cuide de si e alie saúde e atividade física para conseguir alcançar um maior bem-estar. Não se esqueça que deve sempre complementar os treinos com uma alimentação equilibrada.

Quer adotar um estilo de vida mais saudável? Leia também os cinco hábitos que o podem ajudar a alcançar este objetivo, aqui.