Saúde e Bem-Estar: 7 Dicas para Baixar o Colesterol

20 de Outubro, 2021

O colesterol é um “inimigo silencioso” da nossa saúde e que está na origem de diversos problemas cardíacos. Descubra como pode prevenir este mal com 7 dicas para baixar o colesterol.

Sabia que, segundo os dados do Ministério da Saúde, 63,3% da população portuguesa entre os 25 e os 74 anos apresenta níveis de colesterol elevados? A verdade é que este é um “inimigo silencioso” da nossa saúde e que pode ter graves consequências.

Em Portugal, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, todos os anos morrem cerca de 33 mil pessoas devido a doenças cardiovasculares. Esta é a principal causa de morte no nosso país.

Tendo em conta estas informações, é fácil perceber o porquê de ser tão urgente fazermos mudanças nas nossas rotinas de forma a reduzir o colesterol e a trabalhar no nosso bem-estar. A verdade é pequenas atitudes e alterações podem ter um impacto gigante e proteger-nos deste perigo.

Desde a alimentação à prática de exercício físico, existem várias formas de combater este perigoso inimigo. Descubra 7 dicas para baixar o colesterol de forma simples e eficaz.


7 Dicas para Baixar o Colesterol



1. Aprenda a descansar

O descanso é um ponto essencial para o nosso bem-estar. As horas de sono permitem que o corpo descanse e recupere do dia que passou. E, para além disso, também é uma das dicas para baixar o colesterol.

Segundo um estudo feito pela Escola Médica da Universidade de Nihon, no Japão, as mulheres que dormem menos de cinco horas por noite têm tendência para ter os níveis de colesterol mau mais alto.

Isto deve-se ao facto de o metabolismo do colesterol acontecer durante o sono. Ou seja, quando dorme menos do que o recomendado, o seu organismo fica desregulado e este processo não acontece de forma eficaz.


2. Beba um copo de vinho todos os dias

A redução do consumo de álcool é uma das recomendações mais comuns quando o tema é a redução do colesterol. Contudo, o vinho tinto, em quantidades moderadas, pode ser uma boa ajuda.

É importante perceber que o vinho tinto não reduz o colesterol mau. No entanto, esta bebida ajuda a aumentar o colesterol bom – HDL – sendo um excelente aliado para a limpeza das artérias.

Claro que é sempre preciso ter em atenção as quantidades ingeridas, uma vez que o excesso de álcool tem um efeito extremamente nocivo para a saúde. Por isso, escolha beber apenas um copo de vinho tinto às refeições.


3. Fazer exercício com regularidade

É impossível falar de saúde e bem-estar sem referir a importância do exercício físico. E, claro, este também é uma das melhores dicas para baixar o colesterol mau e tornar-se mais saudável.

Exercícios como a natação, caminhada, corrida e hidroginástica são uma excelente opção para ajudar na redução do colesterol. Este tipo de atividade faz com o que o organismo recorra às suas reservas energéticas, auxiliando na diminuição da gordura corporal e, assim, na descida dos níveis do colesterol sanguíneo.

É recomendado que dedique, pelo menos, 30 minutos do seu dia, cinco dias por semana, à prática de um destes exercícios. Esta mudança de hábitos vai ajudá-lo a sentir-se melhor e a conseguir alcançar um novo nível de bem-estar.


4. Aumentar a ingestão de fibra

O consumo de fibras de forma diária e regular pode ser um forte aliado para a redução dos níveis de colesterol do sangue. Para além de aumentar a sensação de saciedade, este tipo de alimentos ajuda a regular o trânsito intestinal.

As fibras ajudam a interferir na forma como o nosso corpo absorve açúcares e gorduras, ajudando a que estes sejam eliminados de forma natural. É por isto que se tornam essenciais para controlar o peso, o colesterol e os triglicerídeos.

Entre os alimentos ricos em fibra estão os vegetais – como a couve, a beterraba, os espinafres e a beringela -, as frutas – morango, laranja, maça, entre outras -, os grãos – tal como lentilhas, ervilhas e feijão – e alimentos integrais como o arroz integral.


5. Reduzir a ingestão de sal

Apesar de muitas pessoas o considerarem essencial na hora de cozinhar, o consumo de sal em excesso pode ter inúmeras consequências para a sua saúde e bem-estar. No caso de Portugal, as estatísticas mostram que o consumo é duas vezes superior à quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Embora tenha alguns benefícios associados, o sal também está na origem de problemas como a hipertensão, problemas cardíacos e nos ossos. Portanto, a redução do seu consumo é um dos pontos que deve ter em consideração se quer reduzir os níveis de colesterol no organismo.

Leia mais sobre os perigos do consumo excessivo de sal para a sua saúde .

6. Escolha gorduras saudáveis

Não é novidade que a alimentação tem um forte impacto na nossa saúde e bem-estar e fazer escolhas equilibradas é uma das dicas para baixar o colesterol de forma eficaz.

No seu dia-a-dia, dê preferência à ingestão de gorduras saudáveis, como as gorduras monoinsaturadas e o ómega-3. Este tipo de alimentos ajudam a reduzir o colesterol mau e a aumentar o bom.

Na hora de cozinhar ou temperar saladas, escolha fazê-lo com azeite extra virgem. Para além disso, tente incluir, pelo menos, uma dose diária de um alimento rico em ómega-3, como o salmão, as nozes ou as sementes de linhaça.


7. Reduza a ingestão de carne

A redução do consumo de carne, principalmente a carne vermelha, para além de ser importante para o meio ambiente, também é uma das dicas para baixar o colesterol que deve adotar na sua rotina.

Por isso, deixe que a carne tenha uma importância central nas suas refeições e evite a ingestão de gordura. A carne bovina, por exemplo, tem elevadas quantidades colesterol, especialmente as partes que incluem mais gordura.

Se quer reduzir os níveis de colesterol, tente optar por peixe ou carne branca de aves, sem pele. Estes dois tipos de alimentos ajudam a que a sua alimentação se torne mais saudável e equilibrada.

Estas são sete dicas para baixar o colesterol que deve implementar no seu dia-a-dia. Para além destes pontos, é também essencial que beba a quantidade recomendada de água para que o seu organismo se mantenha hidratado.

A água desempenha um papel fundamental em processos fisiológicos básicos, como a circulação, a digestão e a eliminação de toxinas. Este é, portanto, um elemento essencial para que o nosso organismo funcione corretamente.

A Água Monchique com pH de 9,5, é recomendada por inúmeros especialistas de saúde pelos benefícios que a sua alcalinidade pode trazer ao nosso corpo. A marca tem disponível uma vasta gama de opções, que se adaptam na perfeição aos diferentes momentos do seu dia.

Publicado em 20/10/2021