Sofre de alergias? Conheça 5 formas de aliviar as alergias de Primavera

8 de Março, 2023

Os dias começam a aquecer, a relva fica mais verde, o céu mais limpo e as flores ganham novas cores... Chegou a Primavera! Despedimo-nos dos dias frios e sombrios e damos as boas-vindas ao bom tempo, onde tudo parece renascer.

Mas nem tudo são rosas... E quem sofre de alergias vai concordar a 100%. Existem milhões de pessoas que, nesta época do ano, sofrem com sintomas de alergias: Comichão nos olhos, nariz congestionado, espirros intermináveis e até cansaço, são alguns dos mais comuns e que mais causam desconforto no nosso dia-a-dia.

As reações alérgicas são nada mais, nada menos, do que a forma do seu sistema imunitário se defender contra agressores externos. Essa reação surge quando o organismo está exposto a um alergénio, que para algumas pessoas pode ser amendoim ou marisco mas, para si, é o pólen de primavera.

No início da Primavera, as plantas começam a libertar pequenos grãos com o objetivo de se reproduzirem – o pólen — que se espalham através de insetos ou do próprio vento. E, quando o seu corpo entra em contacto com este alergénio, liberta histaminas. Estas substâncias químicas são responsáveis por combaterem as substâncias indesejáveis, provocando espirros, comichão, pingo no nariz e lágrimas, de forma a tentar livrar-se dos alergénios.

Existem inúmeras formas de prevenir e aliviar os sintomas das alergias, que incluem tratamentos por via de medicamentos ou formas mais naturais. Se procura uma solução para acalmar os sintomas das suas alergias de Primavera, continue a ler o artigo:

Ajuste a sua alimentação

Sabia que certos alimentos têm um efeito positivo na redução de alergias? Frutos ricos em vitamina C, anti-inflamatórios, e peixes ricos em ómega 3 apresentam grandes benefícios no alívio das alergias. Para usufruir desses benefícios, comece a introduzir mais na sua alimentação alimentos como: Gengibre, tomate, curcuma, nozes, citrinos e mel.

Aplique Spray de Água Termal Alcalina Monchique

É o primeiro spray de água termal alcalina nacional a chegar ao mercado e, não só lhe são reconhecidos os benefícios da água para a saúde, pelas características únicas do pH (9,5), como também pela riqueza em sais minerais e em oligoelementos naturais. Oligoelementos são elementos químicos, na sua maioria metais, essenciais para o bom funcionamento das células. Alguns, como o magnésio, ajudam na regeneração da pele, proporcionando-lhe suavidade e luminosidade. Este Spray é dessensibilizante, alivia estados inflamatórios e irritantes, e acalma a comichão e vermelhidão associadas a picadas de insetos e alergias. Aplicá-lo na região sensibilizada pelas alergias, ajudará a acalmar a irritação da pele e a mantê-la hidratada. Consulte este artigo para ficar a saber todos os benefícios do Spray de Água Termal Alcalina Monchique.

Lave o cabelo

Os elementos causadores de alergias podem prender-se no seu cabelo enquanto está no exterior. Para se livrar do pólen que se agarra às mechas, tome um duche e lave bem o cabelo. Um outro truque é prender o seu cabelo quando estiver no exterior e soltá-lo apenas quando estiver em casa.

Mantenha as janelas de casa fechadas

Não há nada como uma brisa calma de primavera a chegar através de uma janela aberta. No entanto, o vento pode transportar quantidades microscópicas de pólen para o interior da sua casa, causando uma reação alérgica. Durante os períodos de pico do pólen, feche as janelas. Se possível, utilize um ar condicionado, em vez de um ventilador, para arrefecer.

Utilize um purificador de ar

Todos fazemos o nosso melhor para manter o pólen fora das nossas casas, mas essas pequenas partículas ainda podem encontrar uma forma de entrar. Além disso, o pelo, o pó e o bolor dentro de casa também podem desencadear um ataque de alergia. Um purificador de ar irá ajudar a reduzir a quantidade de alergénios que circulam pela sua residência.

No caso de querer prevenir e tratar as suas alergias através de medicamentos, deve consultar um especialista da área ou o seu médico. Entre na estação mais florida do ano livre de alergias e desfrute ao máximo da Primavera.

Descubra aqui como fortalecer o seu sistema imunitário e previna-se das suas alergias.