Todos Podemos Ajudar: Como Prevenir os Incêndios Florestais

23 de Agosto, 2021 Cascata na Floresta

Os incêndios são uma catástrofe natural que todos os anos assombra o país. Todos temos um papel a desempenhar. Descubra como pode prevenir os incêndios florestais.


A floresta é um dos maiores tesouros naturais que temos. Esta tem um elevado valor ambiental, paisagístico e ambiental, sendo um dos principais fatores que garante a diversidade animal e vegetal e a qualidade do ar.

Segundo a análise apresentada pela Direção-Geral do Território, mais de 1/3 do território continental é ocupado por floresta. Se a este território juntarmos também as áreas de mato e superfícies agroflorestais, Portugal totaliza 60% do território em paisagem predominantemente arborizada e/ou arbustiva.

Para além da importância ambiental, o setor florestal representa 1,5% do PIB e 10% das exportações de mercadorias, de acordo com as informações avançadas pelo Centro PINUS

Mas o valor da floresta vai muito além do seu impacto financeiro. Estes espaços são verdadeiros tesouros que devem ser preservados, tanto pela diversidade animal e vegetal que acolhem, como por serem locais de “escape” onde podemos ter momentos familiares e individuais mais tranquilos e saudáveis.

Contudo, todos os anos, e principalmente durante os meses de maior calor, surgem notícias que nos dão conhecimento de incêndios um pouco por todo o país. A destruição causada por estas catástrofes vai muito além do património florestal. Habitações, edifícios e até vidas animais e humanas são uma consequência recorrente dos incêndios florestais.

Todos nós temos um papel a desempenhar na prevenção destas tragédias – “Portugal sem fogos depende de todos”. Descubra como pode prevenir os incêndios florestais com pequenas atitudes no dia-a-dia.


Medidas de prevenção: Como Prevenir os Incêndios Florestais


Incêndios Florestais

Limpeza de terrenos


O primeiro passo para a prevenção dos incêndios florestais passa pela limpeza dos terrenos. Se vive num campo ou numa floresta, é essencial dar especial importância a este ponto.

Segundo as normas estipuladas pelo Governo, é obrigatório fazer uma faixa de proteção de 50 metros à volta da sua casa. Todos os ramos de árvores até 4 metros devem ser cortados e a distância entre as copas deve ser também de 4 metros, sendo que, no caso de pinheiros e eucaliptos, devem ser de 10 metros.

Para além disso, deve cortar todas as árvores e arbustos que estejam a menos de 5 metros da casa. É também importante que impeça que os ramos estejam em cima do telhado.

No caso de habitações em aldeias, esta limpeza deve ser feita num perímetro de 100 metros em redor da casa.

Para além destas normas, é também aconselhável que seja instalada uma faixa de pavimento não inflamável ao redor da habitação. Além disso, deve retirar todo o tipo de materiais inflamáveis e não acumular lenha junto à casa.


Comportamentos e atitudes


Para além da limpeza dos terrenos, existem atitudes e pequenos gestos que podemos e devemos adotar no nosso dia-a-dia de forma a conseguir prevenir os incêndios florestais.

Sempre que se encontrar numa zona rural ou de floresta não deite fósforos ou cigarros para o chão e evite fazer fogueiras. Em casos de piqueniques ou refeições ao ar livre, utilize grelhadores apenas nos locais que estão devidamente equipados para este efeito. Além disso, deve é proibido o lançamento de foguetes nestas áreas.

Como forma de prevenção, tenha sempre por perto algo que possa ajudar a extinguir um incêndio, tal como um extintor ou uma mangueira. Também é aconselhável consultar a informação sobre o risco de incêndio na região em que se encontra através do website do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas


O que fazer em caso de incêndio


Por vezes apesar de todos os cuidados e medidas preventivas, o pior pode acontecer e podemos ser confrontados com um incêndio. Nestes casos, a Proteção Civil aconselha a que:

- Entre em contacto de imediato com o 112;
- Caso não se encontre numa situação de perigo, tente extinguir pequenos focos de incêndio com a ajuda de pás, enxadas ou ramos;
- Evite a exposição ao fumo, tapando a boca e o nariz com um pano húmido;
- Aquando da chegada dos bombeiros, siga as instruções para não prejudicar a ação de combate ao incêndio dos profissionais;
- Retire o carro dos caminhos de acesso ao incêndio;
- Informar as autoridades caso repare na presença de pessoas com comportamentos de risco;
- Se o incêndio estiver próximo da sua casa, avise os seus vizinhos. O primeiro passo deve passar por regar as paredes, o telhado e todo o perímetro à volta da casa, numa área de, pelo menos 10 metros. Deve também fechar todas as portas e janelas e correr as persianas e portadas. Caso seja seguro, desligue e retire as botijas de gás que se encontrem perto da habitação. Dentro de casa, deve afastar tudo o que possa arder da zona das janelas e colocar toalhas molhadas nas frestas.

Não se esqueça, todos temos um papel a desempenhar na prevenção e combate aos incêndios florestais. “Portugal sem fogos depende de todos”!



Publicado em 23/08/21