Verdades e mitos sobre a água

6 de Abril, 2022

É inegável que a água é um bem essencial à vida, no entanto, apesar da sua importância, existem vários mitos e controvérsias que passam de geração em geração e que ouvimos no nosso dia a dia, acabando por nos confundir mais do que propriamente melhorar a nossa saúde. A pensar nisso, reunimos 7 afirmações sobre a água que todos nós já ouvimos em algum ponto da nossa vida e desvendamos se se tratam de uma verdade ou de um mito:


1-Beber água ajuda a emagrecer

Verdade.

Começamos com uma das afirmações mais polémicas que são feitas sobre a água. Mas será que estamos perante uma verdade ou um mito?

Através de vários estudos, realizados recentemente, foi possível concluir que existem vários motivos que nos fazem apontar a ingestão regular de água como um hábito propício para a perda de peso. O primeiro motivo está relacionado com o facto de a água ocupar espaço no estômago, proporcionando-nos a sensação de saciedade e diminuindo a nossa vontade de comer.

Por outro lado, estimula o aumento de calorias queimadas. Quando bebemos água gelada, o nosso organismo realiza um processo de termogénese, de forma a garantir que a temperatura interna do nosso corpo fica estável. Durante este processo gastamos energia e, por isso, perdemos calorias.

Para além disso, a água contribui ainda para um funcionamento intestinal mais saudável, facilitando a eliminação de resíduos e toxinas do nosso corpo e reduzindo a sensação de inchaço.

Por fim, mas não menos importante, beber água melhora o desempenho físico, já que os músculos ficam hidratados, diminuindo o risco de lesões e facilitando a recuperação muscular. Desta forma, vais conseguir treinar mais vezes e obter mais rendimento, acelerando o processo de perda de peso.


2 – A água engarrafada tem prazo de validade

Verdade.

O mais provável é que nunca tenha parado para pensar nesta questão, certo? Apesar de a água mineral natural, quando está na fonte, não ter prazo de validade, pelo que a podemos consumir a qualquer altura, o mesmo não acontece quando passamos a falar de água engarrafada.

Estabeleça metas para si que o incentivem a beber mais água e mais vezes ao dia. Imagine, por exemplo: beber toda a sua garrafa de água antes do almoço ou beber ¼ da garrafa a cada 15 minutos. Lembre-se, no entanto, de definir objetivos concretos e alcançáveis. É sempre preferível começar por objetivos mais pequenos e ir aumentando ao longo do tempo.

Continua a não fazer muito sentido para si? Nós explicamos!

Quando a água é engarrafada não é a água em si ou a sua qualidade que é alterada. Aquilo que pode fazer com que a água não fique própria para consumo é a forma como é armazenada.

Por um lado, o facto de a água estar em contacto com o plástico ou o vidro da garrafa, por um longo período de tempo, pode afetar a composição da água. Por outro, se depois de comprar a garrafa de água não a armazenar corretamente, como por exemplo, se a deixar exposta ao sol ou ao calor, a qualidade da água pode ficar comprometida.

Na Monchique, todas as águas engarrafadas têm um prazo de validade de 2 anos.

Portanto já sabe, da próxima vez, antes de beber água, verifique primeiro se está dentro do prazo de validade.


3 – Devo beber água só quando tenho sede

Mito.

Costuma dizer-se que temos de ouvir o nosso corpo, não é verdade? Pois bem, nesta situação não é diferente. Quando sentimos sede, na realidade, é nada mais, nada menos, que o nosso corpo a avisar que a quantidade de água está abaixo do nível necessário para o seu pleno funcionamento, no fundo, o início da desidratação corporal.

O défice de água no corpo pode estar na origem de diversos problemas, tais como, distúrbios do foro urológico, gastrointestinal, circulatórios e até mesmo neurológicos! Por isso, é aconselhável que beba água, mesmo quando não sente sede, para que no final do dia contabilize cerca de 2L de água ingeridos, e garanta que o seu corpo tem sempre a água que necessita.


4 – Beber água durante as refeições dificulta a digestão

Mito.

De entre os vários estudos feito sobre esta questão, não existem dados que nos permitam concluir que a ingestão de água durante as refeições possa ter consequências negativas, nomeadamente, em relação à digestão.

Aliás, os estudos indicam que acompanhar as refeições com água pode ajudar efetivamente no processo digestivo. Isto porque, para além da água ser essencial para o nosso corpo, auxilia a que outros líquidos decomponham os alimentos mais facilmente, para que depois o nosso corpo absorva os nutrientes dos alimentos.


5 – Devo beber 2 Litros de água por dia

Mito.

Apesar de ser comum ouvirmos que a recomendação de ingestão diária de água é de 1,5L a 2L, acontece que a quantidade de água mais ajustada para si irá depender de diversos fatores, entre eles, do seu estilo de vida, de quais são as suas atividades físicas diárias, a sua idade, peso e o tipo de clima em que vive.

Uma forma de conseguir perceber se está a beber água suficiente é analisando a cor e odor da sua urina.

Se a urina apresentar uma cor escura e um odor intenso é sinal de que o seu organismo está com excesso de toxinas e com dificuldade em livrar-se delas, pelo que a solução passa por beber mais água.

Se por outro lado, a sua urina apresenta uma cor clara e um odor pouco proeminente, significa que a quantidade de água que está a ingerir é a mais correta para si.


6 – Fazer exercício físico pode levar à desidratação

Verdade.

Quer treine no ginásio, corra ao ar livre, jogue futebol ou faça outra atividade física, será sempre importantíssimo que se mantenha bem hidratado, através da ingestão de água, não só durante a prática de atividades físicas, como também antes e após.

Ao não conseguir garantir os níveis de hidratação necessários para o seu corpo, saiba que poderão existem consequências, tais como tonturas, aumento da frequência cardíaca e dificuldade de concentração.

Por isso, mantenha os níveis de hidratação ajustados ao seu esforço físico, pois não só são fundamentais para o funcionamento correto do seu organismo, como também farão com que obtenha melhor rendimento físico e evite lesões nos seus músculos e no seu corpo.

Sabia que um adulto fica desidratado quando perde cerca de 2% do seu peso corporal, através da transpiração? Pois é! Por isso já sabe, tenha sempre uma garrafa de água consigo enquanto pratica exercício físico.


7- Beber água nunca é de mais

Mito.

Tudo aquilo que ingerimos deve ser em quantidades regradas e a água não foge à regra.

Uma ingestão excessiva de água pode ser muito prejudicial para si, já que pode levar à hiponatremia, que é como quem diz, levar a uma descida abrupta de sódio no sangue. Os sintomas que normalmente estão associados à ingestão excessiva de água são os vómitos, náuseas, cólicas, fadiga e a confusão mental, ou em casos mais extremos, pode ocorrer uma sobrecarga renal ou um edema cerebral.

Contudo, para que isso aconteça, é preciso que tenha bebido, pelo menos, cerca de 7 litros de água, mas claro, num curto espaço de tempo! Tendo isso é consideração percebemos que para além da probabilidade der ter hiponatremia ser muito baixa, conseguimos muito facilmente evitar beber tanta água, ao ponto de se tornar uma situação perigosa, pelo que deve apenas respeitar a sua sede e o seu bem-estar!

Publicado em 06/04/2022