5 Sugestões para um Fim de Semana Saudável

28 de Agosto, 2020

Em família, com amigos ou mesmo sozinho, aproveite os dias de descanso para sair da rotina. Nós partilhamos consigo as melhores sugestões e atividades para um fim de semana saudável.

Os dias de sol são o convite perfeito para quebrar a rotina e apostar em planos diferentes. Caso já tenham terminado as férias ou ainda falte algum tempo para gozar destes dias de descanso, aproveite os fins de semana para cuidar de si e repor as energias.

Quantas vezes utiliza a expressão “passou a correr” para falar do seu fim de semana? A verdade é que temos tendência para dois tipos de dias: ou passamos o dia a correr de um lado para o outro ou acabamos por ficar em casa e deixamos que a preguiça tome conta de nós.

Se se identificou com o parágrafo acima, então este artigo é mesmo para si! Pelo menos uma vez por mês, tire estes dois dias para fazer planos diferentes e sair da rotina.

Seja em família, com amigos ou até mesmo sozinho, nós temos cinco sugestões para um fim de semana saudável, com foco no bem-estar físico e mental.


5 Sugestões para um Fim de Semana Saudável



1. Faça uma caminhada e conheça um local diferente

Portugal é um país muito rico em termos de património natural. Por isso mesmo, que tal aproveitar o fim de semana para conhecer novos locais enquanto faz exercício?

De Norte a Sul, não faltam trilhos, percursos pedestres e passadiços onde se pode aventurar, tanto em família como com amigos. Escolha o seu destino, ponha a mochila às costas, calce as suas sapatilhas mais confortáveis e parta à descoberta para um fim de semana saudável e em contacto com a Natureza.

Caminhar é uma ótima opção para quem não gosta de fazer exercício e tem inúmeros benefícios para o seu bem-estar. Este tipo de atividade ajuda a tonificar o corpo, a reduzir a pressão arterial e o colesterol, a reduzir a possibilidade de depressão, entre outros.

Se não consegue decidir qual o seu destino para um fim de semana saudável a caminhar, nós temos algumas sugestões de passadiços que pode conhecer, aqui.

Durante a sua caminhada, não se esqueça de ter em conta as necessidades do seu corpo. É essencial que leve consigo a quantidade de água necessária para permanecer hidratado durante todo o dia. Mantenha-se alcalino e inclua na sua mochila uma garrafa de 1,5 litros de Água Monchique.


2. Relaxe numa ida ao spa ou às termas

Um fim de semana saudável também pode ter como objetivo relaxar e descansar. Afinal, este é um ponto essencial para o seu bem-estar físico e mental.

Depois de uma semana mais stressante, e principalmente quando se sentir ansioso, tire estes dias para fazer uma visita a um spa ou às termas. Este género de atividade ajuda a que se sinta melhor e tem inúmeros benefícios para o seu corpo e mente, como ajudar a reduzir a ansiedade, a melhorar o sono e a reforçar o sistema imunitário.

Portugal é um país muito rico em águas termais, com nascentes de norte a sul do país. Na região Sul, no Algarve, destacam-se as Termas de Monchique. Desde os tempos da ocupação romana que estas águas eram apelidadas de “sagradas” e eram utilizadas para curar o cansaço do corpo e da mente.

Se estiver de visita ao Algarve, aproveite para conhecer os 5 segredos a descobrir nesta região.


3. Faça exercício físico ao ar livre

Fazer exercício tem inúmeros benefícios para o seu bem-estar e, por isso mesmo, não podia ficar de fora da lista de atividades para um fim de semana saudável. Mas desta vez, aposte nos espaços ao ar livre!

Se durante a semana muitas vezes temos tendência a culpar a falta de tempo e o cansaço para deixarmos de lado a prática de exercício, ao fim de semana essa desculpa deixa de ser válida.

Acorde cedo e comece o dia com um treino ao ar livre. Isto vai ajudar a que se sinta com mais energia e a que aproveite melhor o seu dia. Caso prefira aproveitar o fim de semana para dormir até mais tarde, tire algum tempo ao final da tarde para se dedicar à prática de exercício físico.

Seja um treino no parque da sua cidade ou uma corrida à beira mar, não deixe de tirar algum tempo do seu fim de semana para se dedicar a mexer o corpo. Este é um ponto essencial para manter um estilo de vida saudável e equilibrado.

E, claro, não se esqueça de se fazer acompanhar durante os seus treinos por uma garrafa de água. Durante a prática de exercício, a perda de água no nosso organismo aumenta, principalmente em dias de calor, podendo levar a um estado de desidratação. Por isso mesmo, é essencial que beba bastante água durante este momento do seu dia, para se manter hidratado e para que o seu corpo funcione em pleno.

Se não está habituado a fazer exercício, não deixe de ler as nossas recomendações para se iniciar nesta prática.


4. Experimente novas receitas saudáveis e adira ao movimento meal prep

Sabe aquele conjunto de receitas que tem guardadas há imenso tempo e que diz que um dia vai experimentar? O fim de semana é o momento ideal para meter as mãos na massa e passar da teoria à prática!

Comece o dia da melhor maneira e aventure-se num delicioso pequeno almoço para repor os níveis de energia. Esta é a refeição mais importante do dia e deve ser aquela a que dedica mais tempo. Nós temos algumas sugestões de receitas saudáveis que pode descobrir aqui.

Outra sugestão que temos para si é aderir ao movimento meal prep. Levar a marmita para o trabalho é cada vez mais comum e também é a melhor forma de garantir que segue uma alimentação equilibrada e saudável.

O fim de semana é a altura perfeita para definir o menu da semana que se avizinha e até mesmo preparar algumas refeições que possam ser guardadas sem estragar.

Já agora, não deixe de experimentar as nossas sugestões de refeições para uma dieta alcalina, disponíveis no artigo 5 Receitas Alcalinas para Experimentar em Casa.


5. Tire tempo para fazer o que mais gosta

Por fim, não se esqueça que também é importante tirar tempo para fazer o que mais gosta. A saúde e bem-estar é uma combinação entre o corpo e a mente e, para se sentir bem, também deve ter em conta aquilo que o faz feliz.

Muitas vezes durante a semana, entre a rotina e a correria do dia a dia, não temos tempo para aqueles pequenos prazeres da vida, como ler um livro ou ver um filme. O seu fim de semana saudável também pode ser dedicado a estes momentos que ajudam a relaxar e a sentir-se mais completo.

No entanto, e principalmente se se tratar de uma atividade mais sedentária, não fique demasiado tempo parado! Faça pausas e intervalos para se dedicar a outras atividades e mexer o corpo.


Estas são algumas das sugestões que temos para um fim de semana saudável. Sabemos que nem sempre é possível termos tempo, mas é importante que se esforce para utilizar estes dias para se dedicar ao seu bem-estar. O ideal é conseguir combinar várias destas sugestões, de forma a sentir que aproveitou realmente ao máximo estes dias de descanso.