5 Truques para Gerir as Expectativas e Diminuir Frustações

20 de Outubro, 2021

Todos nós criamos expectativas para diferentes situações da nossa vida. No entanto, as coisas nem sempre correm de acordo com o esperado. Partilhamos consigo 5 truques para gerir as expectativas e diminuir frustrações.

A temática de saúde e bem-estar mental tornou-se num tema cada vez mais comum. Falamos muitas vezes na necessidade de saber gerir sentimentos, mas deixamos de lado uma parte extremamente importante: a gestão de expectativas.

Criar expectativas é algo natural para o ser humano. De alguma forma queremos ser capazes de prever o futuro, anteciparmos situações de forma a conseguirmos dar uma resposta que leve à concretização dos nossos desejos. Mas todos sabemos que isso não é algo assim tão linear.

As expectativas que criamos estão intrinsecamente ligadas à noção de felicidade, algo que assume uma forma diferente para cada pessoa. Todos queremos ser felizes, no entanto, não existe um conceito previamente definido para isso, até porque a felicidade é mutável e vai variando de acordo com o momento em que nos encontramos.

Mas, afinal, como podemos alcançar essa felicidade? É importante perceber que esta nunca pode ser a ausência de problemas nem usufruir apenas do lado bom das coisas. Alcançar a felicidade depende unicamente de nós e, para isso, é importante sabermos encarar os desafios e problemas com que nos podemos deparar.

No entanto, nesta busca pela felicidade, acabamos por criar expectativas. Seja em relação a situações, a momentos ou até pessoas, temos uma tendência natural para criar uma versão dos acontecimentos na nossa cabeça e esperar que as coisas se desenrolem exatamente como imaginamos.

O problema é que, normalmente, as situações não acontecem de acordo com aquilo que queremos. O que acontece depois? Ficamos desiludidos e temos de lidar com as expectativas frustradas.

Para sermos felizes, é importante saber fazer a gestão das nossas expectativas e não tentar eliminá-las da nossa vida. Uma vida sem expectativas é sinónimo de deixarmos de ter desejos e ambições. O truque passa por saber aceitar a realidade e estarmos preparados para os possíveis imprevistos.

Para o ajudar a ser mais feliz, partilhamos consigo 5 truques para gerir as expectativas e diminuir frustrações. Pequenos passos fazem toda a diferença e podem ajudá-lo a encarar a vida de forma mais positiva e feliz.


5 Truques para Gerir as expectativas



1. Comece por identificar e testar as suas expectativas

Como já referimos, criar expectativas é algo natural para nós enquanto pessoas. Contudo, sermos capazes de as identificar e testar as possibilidades é um dos passos para gerir as expectativas e, assim, diminuir o sentimento de frustração.

Tire um momento para perceber se está a criar expectativas sobre algo ou alguém e questione: “Será que estou a basear-me na realidade”?

Testar a realidade das hipóteses que criámos na nossa mente é uma ótima forma de evitar frustrações por estarmos à espera de algo que, na verdade, nunca foi uma possibilidade real. Caso tenha dificuldade em “manter os pés na terra”, peça ajuda a amigos ou familiares.


2. Observe as pessoas à sua volta

Somos seres sociais e, como tal, o contacto com o outro é uma parte muito importante da nossa vida. Mas também é um dos pontos onde é mais comum surgirem expectativas irrealistas.

A criação de expectativas em relação a outras pessoas é um mecanismo de defesa para nos ajudar a lidar com as diferenças que existem entre nós e os outros. Assim, projetamos nas pessoas aquilo que queremos que elas sejam e façam, o que resulta, na maioria das vezes, em frustração.

Observar as pessoas e perceber como elas são realmente, como agem e pensam, é um dos truques para gerir as expectativas. Este passo simples ajuda a que tenhamos uma maior noção entre aquilo que as pessoas realmente são e o que podemos esperar delas, sem criar expectativas irrealistas.


3. Aprenda a não esperar mudanças

Ainda dentro das relações que estabelecemos com os outros, é muito comum acreditarmos que podemos mudar as pessoas à nossa volta. No fundo, projetamos no outro aquilo que queremos que ele seja, o que, normalmente, leva a desilusões.

É necessário ter noção dos limites das nossas ações, o que somos capazes de fazer ou não. A mudança, para acontecer, tem de ser um projeto individual, levado a cabo por cada um em relação a si mesmo e, por isso, é muito difícil fazer as pessoas mudar de acordo com as nossas expectativas.

Temos de perceber que cada um tem a sua própria realidade, uma bagagem de experiências e de emoções que moldam a nossa personalidade. Aceitar e respeitar isso ajuda a criar relações mais realistas e é um dos passos para que consiga gerir expectativas e diminuir frustrações.


4. Aposte na comunicação

Como já referimos, somos seres sociais e a comunicação é algo que nos é intrínseco. No entanto, nem sempre sabemos expressar-nos da melhor forma. Saber comunicar é um ponto essencial para gerir expectativas, principalmente na relação com os outros.

Ninguém vai conseguir adivinhar quais são os nossos objetivos, preocupações ou desejos se não falarmos sobre eles. Por isso, é importante sabermos expressar-nos e transmitir os nossos sentimentos e as nossas metas às pessoas que fazem parte da nossa vida.

Para além disso, também deve ser claro nas expectativas que tem. Nem sempre elas serão respeitadas e/ou alcançadas, mas saber que o outro tem noção daquilo que esperamos é bom. Criar esta comunicação é um ótimo passo para evitar frustrações e desentendimento desnecessários.


5. Aprenda a lidar com a frustação

Quer seja nas relações com os outros, no trabalho ou em qualquer ponto da sua vida, é essencial perceber que nem sempre as coisas vão correr de acordo com o esperado. Reconhecer esta possibilidade é um ponto essencial para gerir expectativas e diminuir frustrações.

Da mesma forma que criamos expectativas, é importante estarmos preparados para que as coisas aconteçam de forma completamente diferente do esperado. Existem sempre imprevistos que não conseguimos controlar e não devemos deixar que isto seja capaz de nos abalar.

Os cinco passos que descrevemos acima são mudanças extremamente simples, contudo, nem sempre fáceis de implementar. É importante que encare esta mudança como um percurso, algo que deve acontecer de forma gradual e que deve trabalhar todos os dias para ser cada vez mais natural em si.

Aproveite também para conhecer os 7 passos para adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia .

Publicado em 20/10/2021