6 alimentos ricos em água para os dias quentes de verão

1 de Julho, 2023

As temperaturas altas do verão já se estão a fazer sentir e, tendo em conta o estado do nosso país, todos os anos, o calor só vai piorar, tornando-se mais difícil para o seu corpo aguentar. Hidratar o corpo em intervalos regulares torna-se, então, de extrema importância. O corpo humano é composto por aproximadamente 66% de água, como já deve saber, por isso é fácil perceber porque é que a água é considerada uma parte vital da existência humana. Agora, uma vez que nem toda a gente consegue gerir a ingestão de água tanto quanto é necessário apenas através do consumo de água pura, existem outras opções fabulosas como frutas e vegetais com elevado teor de água. E comer frutas e legumes com elevado teor de água fará mais do que apenas hidratar o seu corpo.

Esta lista de frutas e legumes ricos em água que iremos mostrar a seguir, ajudá-lo-á a adicioná-los à sua dieta diária, especialmente durante o calor abrasador do verão, uma vez que o manterão saciado e refrescado durante horas.

Melancia

A melancia é um dos frutos com maior teor de água, uma vez que 92% da sua composição é água. Apenas uma chávena de melancia dá-lhe 118 ml de água, juntamente com alguma fibra e muitos nutrientes importantes, como as vitaminas A, C e magnésio. Este fruto é também bastante baixo em calorias, por isso, coma melancia fresca durante todo o verão e certifique-se de que mantém uma elevada ingestão de água durante os meses mais quentes do ano.

Melão

Um dos frutos mais ricos em água, que consiste em 91% de água, é o melão. Quando se consome uma chávena de melão fresco, obtém-se 118 ml de água. Para além da água, este fruto está repleto de vitamina A, que ajuda a melhorar a saúde imunitária, protegendo o corpo contra infeções. Pode adicionar melão a saladas, batidos e até iogurte.

Laranjas

As laranjas são frutos ricos em água que podem fornecer quase meio copo de água em apenas uma laranja, juntamente com alguns nutrientes e fibras. Também contêm vitamina C e potássio, que melhoram a função imunitária e a saúde do coração. O consumo regular de laranjas pode também promover a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite. Além disso, o consumo diário de laranjas também pode protegê-lo contra pedras nos rins devido ao ácido cítrico que contêm, que pode ligar-se ao oxalato de cálcio formador de pedras, ajudando a expulsá-lo do seu corpo.

Vegetais ricos em água

Nesta lista de vegetais com um elevado teor de água, encontrará não só hidratação como também muitos nutrientes cruciais necessários para o funcionamento diário do seu organismo.

Pepino

Os vegetais, como o pepino, são constituídos maioritariamente por 96% de água, o que representa o teor de água mais elevado de todos os alimentos. Este vegetal é também baixo em calorias e constitui uma excelente fonte de vitaminas e fibras. Pode adicionar pepinos às suas saladas, simplesmente petiscar palitos de pepino com húmus ou misturar o vegetal com um pouco de hortelã e limão para saborear uma bebida refrescante.

Espinafres

Este vegetal de folha verde é composto por 93% de água. Não só funciona bem para hidratar o corpo, como também é uma excelente fonte de ferro, que é essencial para ajudar o transporte de oxigénio pelo corpo. Pode usar os espinafres como base de uma salada de verão ou usar uma mão cheia de folhas para misturar num batido. Pode comprar sacos de folhas de espinafres frescas ou congeladas para adicionar a sopas e caris.

Cogumelos

Um dos vegetais com maior teor de água são os cogumelos, com cerca de 92% de água. Também servem como uma boa fonte de vitamina B2, que é essencial para a saúde da pele e do sistema nervoso. A vitamina B2 pode ajudar a reduzir o cansaço e liberta energia dos alimentos que ingere. Basta rechear dois cogumelos portobello grandes com alguns tomates frescos picados e polvilhar com um pouco de queijo magro por cima e cozinhá-los no forno para fazer uma deliciosa alternativa à pizza durante os meses de verão. Também pode utilizar cogumelos picados em sopas, saladas e estufados.

O calor dos meses de verão pode secar o corpo de dentro para fora. Por isso, é muito importante manter-se hidratado. E que melhor forma de o fazer do que recorrer a frutos e legumes naturais com elevado teor de água, para além da sua Água Monchique? Os legumes e frutos com água não só mantêm o seu corpo hidratado, como também lhe fornecem vitaminas e minerais cruciais necessários para manter a saúde geral. Por isso, compre alguns dos frutos e legumes ricos em água mencionados na lista acima e mantenha a sua ingestão de água elevada durante todo o verão. Fornecemos-lhe 6 formas de se manter hidratado nos dias quentes.