7 Benefícios de Caminhar Todos os Dias

11 de Junho, 2021

Fazer caminhadas é a forma mais simples de praticar exercício. Descubra alguns dos benefícios de caminhar todos os dias e comece já hoje a usufruir deles.

Não é novidade que a prática de exercício físico de forma regular é essencial para promover o bem-estar e para conseguir alcançar um estilo de vida mais saudável. Contudo, sabemos que nem todos gostam ou têm capacidade para fazer treinos mais complexos e exigentes.

A caminhada é a solução para estes casos. Esta é uma das formas mais simples e económicas de se conseguir manter ativo: é gratuita, não obriga a idas ao ginásio e pode ser feito em qualquer lugar. Para além disso, caminhar é um exercício que pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física.

Para além de ajudar a manter um peso e um corpo mais saudável, a caminhada tem inúmeras vantagens associadas. Estas aplicam-se não só ao nível físico, mas também psicológico. Descubra os principais benefícios de caminhar todos os dias. É hora de calçar umas sapatilhas confortáveis e começar a cuidar de si!


7 Benefícios de Caminhar Todos os Dias



1. Diminui o inchaço

Um dos benefícios de caminhar todos os dias é a diminuição do inchaço, principalmente nas pernas e tornozelos. Isto porque favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. Contudo, para que consiga realmente obter resultados, é importante que beba a quantidade de água recomendada e tenha uma alimentação saudável.


2. Previne doenças cardiovasculares

Caminhar de forma regular é uma forma de prevenir o aparecimento de certas doenças, nomeadamente doenças cardiovasculares, tal como a hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade. Durante este exercício está a trabalhar vários músculos, o que gera um maior gasto energético e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Um dos benefícios da caminhada também inclui a promoção da integridade das veias e artérias, o que ajuda a diminuir a probabilidade de acumulação de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Para além disso, caminhar promove o aumento da densidade óssea, ajudando na prevenção da osteoporose.


3. Fortalece os músculos

Um dos benefícios de caminhar todos os dias é o fortalecimento muscular. Isto acontece porque, ao praticar exercício de forma regular, os músculos começam a captar maiores níveis de oxigénio, o que ajuda a aumentar a sua eficiência.


4. Ajuda a melhorar a postura e a reduzir as dores nas costas

As dores nas costas já se tornaram num problema muito comum entre a maioria da população, principalmente adulta. A principal causa apontada é, na maioria das vezes, a má postura adotada durante o dia. De acordo com muitos especialistas, a caminhada pode ajudar a combater este problema.

Caminhar de forma regular é uma forma de fortalecer os músculos abdominais e das costas, que sustentam a região cervical, ajudando a prevenir lesões nesta zona. Para além disso, este exercício também ajuda a aumentar a mobilidade e flexibilidade das articulações, melhorando a coordenação de movimentos e, desse modo, a melhorar a postura.


5. Melhora a memória

Um dos benefícios de caminhar, e da prática de exercício físico no geral, é a melhoria da memória. A atividade física ajuda a estimular uma maior circulação sanguínea ao nível cerebral, o que favorece a produção de catecolaminas durante estes momentos. Para isto, deve caminhar de forma diária, durante cerca de 30 minutos, a um ritmo moderado.


6. Ajuda a relaxar

A caminhada também é uma ótima forma de conseguir relaxar, principalmente depois de um longo dia de trabalho. Um dos benefícios de caminhar é o aumento da libertação de endorfinas, a hormona responsável pelo bem-estar.

Estas hormonas atuam de forma direta nas células nervosas, ajudando a combater o stress e ansiedade. Para além disso, caminhar também ajuda a promover o relaxamento dos músculos da nuca e ombros, locais onde a tensão se acumula.


7. Combate as insónias

Tem insónias ou problemas em adormecer? A solução pode passar por uma caminhada diária! A prática de atividade física ajuda a potenciar o efeito de hormonas como a melatonina, responsável pela indução do sono.

Segundo a Harvard Medical School, um dos benefícios de caminhar todos os dias é a ajuda a ter uma boa noite de sono. Contudo, esta atividade deve ser praticada durante a manhã, uma vez que a exposição à luz solar ajuda a regular o ritmo do organismo. Por outro lado, deve evitar praticar exercício à noite, pois tem um efeito estimulante.


Começar a Caminhar: Dicas a Ter em Conta

- O conforto é essencial, por isso, escolha umas sapatilhas com que se sinta confortável e que ajudem a amortecer o impacto das pisadas no chão;

- Faça movimentos naturais. Movimentar os quadris de forma lateral pode levar ao aparecimento de dores nas costas;

- Comece com calma. Se não está habituado a caminhar, comece por fazer trajetos de 30 minutos, três vezes por semana, e em terrenos planos. Ao longo do tempo, comece a aumentar a duração do exercício e faça-o de forma mais regular.

- Não inicie uma caminhada em jejum. Antes de iniciar este exercício, faça uma refeição leve ou aposte na ingestão de frutas ou fibras, de forma a evitar tonturas;

- Mantenha-se hidratado. Beber água de forma regular é essencial durante a prática de qualquer exercício e a caminhada não é exceção. Leve consigo uma garrafa de água e esforce-se por beber ao longo do caminho.

A Água Monchique tem as opções certas para acompanhar as suas caminhadas. Da garrafa 510ml à 100% Monchique, com um formato desportivo, esta água alcalina, com um pH de 9,5, é a escolha certa para garantir a hidratação durante a prática de exercício físico.

Publicado em 11/06/2021