7 sinais que indicam que não está a beber água suficiente

5 de Setembro, 2023

É possível que os seus problemas de saúde estejam a ser causados por não beber água suficiente? Não beber a quantidade de água necessária pode causar desidratação e sintomas adversos, incluindo fadiga, dores de cabeça, fraca imunidade e pele seca. A seguir, apresentamos sete sinais que indicam que pode precisar de começar a beber mais água para beneficiar de uma saúde melhor.

Mau hálito

A água é essencial na produção de saliva que ajuda a eliminar as bactérias de forma a manter os dentes e as gengivas saudáveis. A falta de água inibe a produção de saliva e faz com que as bactérias se acumulem na língua, nos dentes e nas gengivas, contribuindo para o mau hálito. Se pratica uma boa higiene oral, mas continua a sofrer de mau hálito crónico, é possível que não esteja a beber água suficiente. Marque uma consulta com o seu médico se o mau hálito persistir depois de aumentar a ingestão de água para excluir outras causas subjacentes, como doenças das gengivas, diabetes tipo 2 e problemas de fígado ou rins.

Cansaço

Não beber água suficiente pode causar uma perda de fluidos no corpo. Esta perda de fluidos pode causar uma diminuição do volume sanguíneo que coloca uma pressão excessiva sobre o coração para fornecer oxigénio e nutrientes aos órgãos, incluindo os músculos. A falta de água pode provocar períodos de fadiga e de falta de energia, uma vez que o corpo tenta funcionar sem água suficiente. Se se sente constantemente lento e cansado, apesar de ter dormido bem, talvez precise de aumentar a sua ingestão de água.

Doenças frequentes

A água ajuda a eliminar toxinas, resíduos e bactérias do corpo para combater doenças e infeções, bem como fortalecer o seu sistema imunitário para que fique doente com menos frequência. Se parece que está sempre a ficar doente, talvez precise de começar a beber mais água para manter o seu corpo livre de toxinas e a funcionar a um nível ideal. Uma vez que a falta de água também provoca fadiga, pode ter tendência a ser menos ativo fisicamente - outro fator de risco para uma imunidade enfraquecida.

Prisão de ventre

A água promove uma boa digestão e movimentos intestinais regulares, mantendo as fezes macias e movendo-as facilmente através do trato digestivo. O facto de não beber água suficiente pode fazer com que o seu corpo retire água das fezes para compensar a perda de fluidos, provocando fezes mais duras e firmes, que são mais difíceis de evacuar. Se os seus movimentos intestinais são irregulares e pouco frequentes, tente beber mais água para soltar as fezes e aliviar a obstipação e o inchaço.

Má saúde da pele

A água hidrata e preenche as células da pele, fazendo com que a sua pele pareça mais brilhante, vibrante e jovem. No entanto, a falta de água pode fazer com que a pele perca a sua elasticidade - levando à secura, descamação, linhas finas, rugas e flacidez da pele. A água ajuda ainda a reduzir o acne e outros problemas de pele, eliminando as toxinas nocivas do corpo. Se os produtos de beleza e os tratamentos de pele não estão a conseguir melhorar o aspeto da sua pele, beba mais água para obter um aspeto mais jovem e para reduzir ou melhorar os problemas de pele.

Desejos de açúcar

A desidratação interfere com a capacidade do corpo de aceder às reservas de glicose para obter energia e pode desencadear desejos por alimentos ricos em açúcar e hidratos de carbono. Desejos invulgares e repentinos de alimentos açucarados como chocolate, donuts, bolachas e rebuçados podem indicar que o seu corpo está a precisar muito de água - não de comida. Se estiver a sentir desejos de açúcar ou de fome apesar de ter comido recentemente, tente beber mais água para reidratar o seu corpo e manter os desejos afastados.

Diminuição da urina

Quando o seu corpo está desidratado, os rins retêm o máximo de líquido possível para manter a sua função. Isto pode levar à diminuição da urina - um dos sinais mais comuns de baixa ingestão de água. A falta de água pode fazer com que a urina fique com uma cor mais escura, com um odor mais forte e com um aspeto mais turvo. Pode também correr um maior risco de infeção do trato urinário quando o seu corpo não tem água suficiente para eliminar toxinas e bactérias. Saberá que está a beber água suficiente quando começar a urinar com mais frequência e a urina for mais clara, de cor mais clara e muito menos odorosa.

Identificou-se com algum destes sintomas? Então já sabe o que fazer: beba mais água de forma mais regular. Se sente dificuldade em consumir água, leia o artigo com 6 dicas infalíveis para beber mais água ao longo do dia.