Como recuperar dos excessos da Quadra Festiva

15 de Dezembro, 2020

Depois do Natal e da passagem de ano, é hora de regressar à rotina. Descubra como recuperar dos excessos da quadra festiva e retomar o ritmo do seu bem-estar.

Dezembro é conhecido por ser um mês de excessos. Entre o Natal e a passagem de ano, muitas vezes caímos na tentação de comer mais do que o que realmente necessitamos.

Durante e depois desta quadra, é normal que nos sintamos inchados, com menos energia e... ligeiramente mais pesados! Não vale a pena “chorar sobre o leite derramado” e passar os dias a atormentar-se por causa dos excessos cometidos. Agora é hora de dar a volta à situação!

Para o ajudar a recuperar o seu bem-estar e voltar a entrar nos eixos no novo ano, nós preparamos para si uma lista de dicas e hábitos que o vão ajudar a recuperar dos excessos da quadra festiva.


Como recuperar dos excessos da quadra festiva



1. Tenha atenção à alimentação

Nunca é demais relembrar que a alimentação é um dos principais fatores do seu bem-estar. Se durante a época festiva exagerou na comida, agora é hora de recuperar o equilíbrio e focar-se em ter uma alimentação mais saudável.

Durante as primeiras semanas do ano, é importante que evite ao máximo alimentos inflamatórios, como é o caso dos açúcares e alimentos processados. O mesmo se aplica a refeições pesadas e com muita gordura.

Por outro lado, deve deixar que os vegetais tenham protagonismo em todas as suas refeições. Estes são uma excelente fonte de fibra, vitaminas e minerais, que são essenciais à recuperação do organismo e eliminação das toxinas. Consumir sopa em todas as refeições é uma excelente forma de garantir que consome legumes e vegetais na quantidade certa. Para além disso, a fruta também deve fazer parte do seu dia a dia. Seja no fim das refeições, ao pequeno almoço ou como lanche, o importante é que coma uma a três porções de fruta por dia. O abacaxi, kiwi, limão e maçã são ótimas opções, uma vez que ajudam a facilitar o processo digestivo e a desintoxicar o organismo.


2. Retome ou inicie uma rotina de exercício físico

Já é dito e sabido que uma alimentação saudável deve ser sempre complementada com a prática de exercício físico. Nesta fase em que quer recuperar dos excessos da quadra festiva ainda mais!

A Direção Geral da Saúde recomenda que dedique diariamente 30 a 60 minutos para a prática de atividade física, durante 5 dias por semana. Então, aproveite o incentivo do início de um novo ano para criar uma rotina de treino.

Se não é adepto de ginásios, ou se não gosta de exercício no geral, opte por fazer caminhadas diárias. Se todos os dias passar pelo menos 30 minutos a caminhar, vai notar diferença no seu corpo e também no seu bem-estar!

Para além disso, também pode criar pequenos hábitos no seu dia-a-dia para combater o sedentarismo. Nós temos algumas sugestões para si:

- Se vai de transportes públicos para o trabalho, opte por sair uma ou duas paragens antes e fazer o restante percurso a pé;

- Caso utilize elevadores diariamente, seja no trabalho ou para chegar a casa, comece a dar preferência às escadas;

- Não passe o dia sentado. Faça algumas pausas e caminhe ou faça alongamentos ao longo do dia de trabalho.


3. Descanse bem

O descanso é muito importante para o correto funcionamento do organismo. Uma boa noite de sono ajuda o corpo a recuperar do dia que passou e a preparar-se para um novo dia.

Especialmente durante este período, tente dormir entre 7 a 8 horas por dia e, acima de tudo, ter um sono descansado.

Nós temos algumas dicas que o vão ajudar a ter uma rotina de sono mais saudável, aqui.


4. Seja tolerante consigo mesmo

Não vale a pena sentir-se culpado pelos excessos cometidos durante esta quadra. Lembre-se que não é preciso ser perfeito, basta ser saudável. E ser saudável implica ter equilíbrio e saber compensar os dias de “deslizes”.

Recorde-se também que, quanto mais se martirizar pelos “pecados” alimentares, mais deprimido e ansioso se vai sentir. Este sentimento de culpa também tem uma forte influência no seu bem-estar e no caminho que quer percorrer.

Foque-se no progresso e tente, aos poucos e poucos, chegar à sua meta, seja ela perder peso ou simplesmente retomar a rotina!


5. Mantenha-se hidratado – e alcalino!

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Por isso mesmo, esta tem um enorme impacto no nosso bem-estar e saúde.

Para além de ajudar a sentirmo-nos melhor, o consumo da quantidade recomendada de água também auxilia o organismo na eliminação dos excessos cometidos durante a quadra festiva. Não só durante este período, mas também ao longo de todo o ano, esforce-se por beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Se o frio o deixa sem vontade de beber água, opte por chás e infusões – sempre sem açúcar!

Dado que uma grande parte da comida consumida durante esta quadra é ácida, a água alcalina pode ajudá-lo a equilibrar o pH do seu organismo. Esta tem inúmeros benefícios para o seu corpo, entre os quais:

- Ajudar a neutralizar o consumo de alimentos ácidos;

- Ajudar a eliminar as toxinas de forma mais eficiente;

- Auxiliar na ativação dos músculos;

- Ajudar a melhorar o funcionamento dos rins;

- Ajudar a retardar os sinais de envelhecimento, graças à sua função antioxidante.


A Água Monchique tem um pH de 9,5 – o mais elevado dentro da oferta existente no mercado – e é recomendada por muitos profissionais de saúde.


Se quer investir num estilo de vida mais saudável, descubra também os 5 hábitos que pode – e deve adotar, aqui.