Dia Mundial da Água – Descubra formas de poupar água em casa

16 de Março, 2023

Com a escassez de chuva para acabar com a situação de seca grave que cobre a maior parte do país, a conservação da água deixa de ser apenas uma prioridade e passa a ser uma exigência. A boa notícia é que há muitas maneiras de conservar água e, consequentemente, reduzir as despesas associadas.

Crescemos a ouvir que beber água é indispensável, mas porque?

Sem água o nosso corpo não funciona!

Esta é uma componente muito importante do sangue e um dos seus benefícios é justamente proporcionar um funcionamento mais eficiente a todos os órgãos. Por isso é que nos sentimos tão bem se bebermos água com frequência.

Mas as águas não são todas iguais, podem conter mais ou menos minerais. Estes têm um impacto direto na saúde, sendo que regulam a frequência cardíaca, optimizam a função nervosa e a contração muscular, para além de auxiliarem na manutenção da densidade óssea, da dentição, da regulação do metabolismo e do pH sanguíneo.

Concluímos que, tal como a água, os minerais são essenciais para os humanos. Mas como o organismo não os consegue produzir naturalmente, é necessária a sua ingestão. É nesta altura que os dois se entrelaçam, uma vez que a alimentação e a água são os seus principais condutores.

Logo, uma água como a Água Monchique pode ajudar na prevenção de doenças, trazer mais disposição e sensação de saciedade, além de contribuir para a saúde de órgãos como o intestino e a pele.

Para quem não sabe, a água mineral contém magnésio. Este contribui bastante na luta contra o envelhecimento molecular e ainda auxilia na prevenção de doenças como osteoporose.

Assim, podemos afirmar que a água é um dos recursos mais preciosos que temos, portanto, também um dos mais utilizados. É urgente saber como otimizar este recurso natural para proteger o planeta e garantir um futuro sustentável. Aqui seguem algumas sugestões de como poupar água em casa no seu dia a dia.

Na casa de banho:

  • Aplique redutores de fluxo nas torneiras ou nos chuveiros;
  • Instale autoclismos duplos ou com botão de controlo;
  • Coloque uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo.

Na cozinha:

  • Evite lavagens ao longo do dia - junte várias peças e lave-as só uma ou duas vezes por dia;
  • Não deixe a torneira a correr - opte por encher um dos lados do lava-loiça com água para retirar o detergente;
  • Use o mínimo necessário de detergente possível para uma lavagem eficaz - desta forma reduzirá a quantidade de água necessária para o enxugamento;
  • Evite descongelar alimentos com a torneira da água a correr - planeie as suas refeições e opte por um descongelamento natural;
  • Cozinhe ao vapor - permite preservar os nutrientes com um consumo inferior de água.

Ao lavar a roupa:

  • Use a máquina de lavar roupa sempre na capacidade máxima;
  • Escolha os programas de lavagem mais económicos - podem ser mais longos mas fazem uma utilização mais eficiente de água;
  • Reduza a utilização dos programas de pré-lavagem - contribuem para um maior gasto de água;
  • Trate previamente as nódoas - reduz a necessidade de ter de lavar novamente a roupa no caso das nódoas mais difíceis;
  • Lave menos frequentemente algumas peças de roupa - a maior parte dos artigos de vestuário requer menos lavagens do que as que atualmente faz; arejá-las bem antes de voltar a guardá-las é muitas vezes suficiente.

Na casa:

  • Certifique-se de que todas as torneiras são bem fechadas e que não há fugas;
  • Feche ligeiramente as torneiras de segurança - para diminuir o caudal e reduzir um pouco o consumo de água doméstico;

Com a ajuda destas sugestões, poderá conservar mais água e aproveitá-la de forma mais consciente!

Neste artigo do nosso Blog explicamos-lhe o motivo pelo qual está a contribuir para a preservação do planeta quando escolhe a Água Monchique