Os 10 melhores desportos para perder peso

22 de Julho, 2022

Se chegou até este artigo é porque muito provavelmente gostaria de perder peso. Para que isso aconteça de uma forma saudável é fundamental que pense as suas rotinas e os seus hábitos de uma forma global. Desde os seus padrões de sono, níveis de stress, à sua alimentação e claro, o exercício físico que pratica e com que frequência. Tudo isto pode influenciar positivamente ou negativamente o seu peso e a facilidade ou dificuldade que sente em perder peso.

Neste artigo, vamos provar-lhe que fazer exercício físico que lhe dá resultados não implica necessariamente ir a um ginásio, pelo que existe uma grande diversidade de desportos que pode praticar e que certamente encontrará um que seja perfeito para si e para as suas necessidades e objetivos.

Fique a conhecer quais são os 10 melhores desportos para perder peso:


1 - Corrida

Média de calorias queimadas por hora: 788 calorias.

A corrida é um dos exercícios com mais benefícios ao nível cardiovascular, já que ajuda o seu coração a bombear o sangue de forma mais eficiente, promove uma circulação mais fluída em todo o corpo e reduz o risco de aparecimento de doenças cardíacas.

Por outro lado, devido ao facto da corrida ser uma atividade de alto impacto e que envolve grandes grupos musculares, apresenta-se como uma excelente estratégia para a perda de peso e contribui para o fortalecimento da estrutura óssea.

Se acha que os benefícios acabam por aqui, desengane-se! A estimulação do cérebro e a melhoria no processo de aprendizagem e memória, aumento do bem-estar emocional e psicológico são apenas mais alguns dos inúmeros benefícios que correr pode ter na sua saúde.


2 - Natação

Média de calorias queimadas por hora: 400 calorias.

Sente-se um peixe dentro de água? Se normalmente tem dificuldade em perder gordura localizada na zona da barriga, saiba que a natação pode ser a solução ideal para si, já que durante a sua prática os músculos desta zona são muito impactados por todos os movimentos que o corpo necessita de fazer para nadar. No entanto, claro, a quantidade de calorias que vai gastar depende sempre da sua velocidade e distância percorrida.

Para além da perda de peso, através desta modalidade pode melhorar a sua força muscular, postura e flexibilidade corporal.


3- Futebol

Média de calorias queimadas por hora: 504 calorias.

Se o desporto rei já era o seu preferido, agora é que não lhe vão restar dúvidas!

Sabia que se jogar futebol entre duas a três vezes por semana pode contribuir para uma diminuição rápida do seu peso?

É verdade! Como durante a prática de futebol, o funcionamento do seu metabolismo é acelerado, o seu corpo queima mais calorias, ao mesmo tempo que cria mais massa muscular.

Por que não marcar um jogo entre amigos e divertir-se enquanto melhora a sua condição física?


4 - Muay Thai

Média de calorias queimadas por hora: 1000 calorias.

Também conhecido como boxe Tailandês, Muay Thai é o rei no que diz respeito à perda de peso, por ser considerado um HIIT (High-Intensity-Interval-Training).

Praticada há mais de 2 mil anos, esta arte marcial é a combinação perfeita entre divertimento e dinamismo que lhe vão permitir potenciar a sua flexibilidade, força, velocidade e resistência cardiovascular.


5 – Dança

Média de calorias queimadas por hora: 450 calorias-

Indicado para pessoas de todas as idades, a dança é um dos desportos mais versáteis e diversificados que existe, já que pode ser praticado de diferentes formas e de acordo com vários estilos: Rumba, Break Dance, Salsa, Contemporâneo... A lista de possibilidades é gigante! E, por isso mesmo, temos a certeza que vai encontrar pelo menos um estilo com o qual se vai identificar mais.

Esta modalidade, para além de ser um meio de se expressar criativamente, é também uma ótima alternativa caso não queira, ou não possa, devido a limitações médicas, praticar desportos de grande impacto, como é o caso do futebol ou da corrida, por exemplo.


6 - Basquetebol

Média de calorias queimadas por hora: 576 calorias.

As palavras cesto e drible fazem o seu olhar brilhar?

Durante um jogo de basquete é impossível não queimar calorias, já que vai correr, saltar, mover-se em diferentes direções, ao mesmo tempo em que necessita, principalmente, de coordenar as mãos com os olhos. Todo o seu corpo está envolvido no jogo.

Como noutros desportos, as calorias que irá queimar vão depender da duração do jogo e do seu nível de intensidade. Encontre pessoas que também vibram com o basquete e comece já a organizar o calendário de jogos.


7 – Boxe

Média de calorias queimadas por hora: 882 calorias.

O boxe é uma modalidade famosa a nível mundial e com milhares de praticantes espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Ao escolher este desporto vai não só a melhorar a sua condição física, ao nível da força, velocidade, agilidade e coordenação motora, como também vai tornar a sua vida mais ativa e saudável. Para além disso, dá-lhe ferramentas que podem ser utilizadas na sua defesa pessoal.


7 – Ténis

Média de calorias queimadas por hora: 560 calorias.

O ténis para além de ajudar na perda de peso e tonificação do corpo, melhora a coordenação e contribui para a estabilização da densidade óssea.

Sabia que para além disso é também uma atividade que é capaz de melhorar o seu pensamento tático e estratégico? Pois é! Já que ao longo de um jogo terá de tomar decisões praticamente a todo o instante, o ténis é um ótimo exercício para o seu cérebro, onde terá de desenvolver a sua capacidade de foco e de prever qual o resultado das suas ações.

Resumindo: é um ótimo desporto para corpo e para a mente.


8 – Spinning

Média de calorias queimadas por hora: 588 calorias.

Embora o Cycling seja tradicionalmente feito ao ar livre, existem cada vez mais pessoas que são adeptas do Spinning. Este desporto ao invés de bicicletas normais, utiliza bicicletas estáticas que normalmente são colocadas em locais interiores.

Por ser considerado um sucesso atualmente, consegue encontrar muitos ginásios que oferecem aulas de grupo de Spinning. Uma sala com iluminação néon, música bem alta e uma playlist cheia de ritmo é o que pode esperar deste tipo de aulas.

É recomendado para pessoas habituadas a pouca ou muita atividade física, já que é um exercício que não envolve pesos e é de baixo impacto, pois não causa muito stress nas articulações.


10 – Taekwondo

Média de calorias queimadas por hora: 900 calorias.

O Taekwondo é uma arte marcial coreana que combina Kung fu, Karate-do e outras modalidades mais antigas.

Nesta modalidade, como lhe são exigidas diversas ações que envolvem força e potência, quer dos membros superiores, quer dos membros inferiores, torna-se, por isso, um excelente exercício cardiovascular. É ainda benéfico para o desenvolvimento da coordenação motora e melhoria da flexibilidade e equilíbrio corporal.

Gostava de melhorar a sua condição física mas não sabe por onde começar?

Dê uma vista de olhos neste artigo que o ajuda a dar os primeiros passos na prática de exercício físico.


Publicado em 22/07/2022