7 Mitos Sobre a Prática Exercício Físico Que Deve Ignorar

1 de Março, 2021

No meio de toda a informação disponível, nem sempre é fácil perceber o que é realmente verdade. Hoje desvendamos 7 mitos sobre a prática de exercício físico que deve ignorar.

A procura por um estilo de vida mais saudável e com foco no bem-estar está a tornar-se cada vez mais recorrente. Para isso, existem dois fatores essenciais: exercício físico e uma alimentação equilibrada.

DO estilo de vida atual, que nos obriga a passar muitas horas sentados em frente ao computador, tornou-nos mais sedentários. E esta é uma tendência que temos de nos esforçar por contrariar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a prática regular de exercício físico tem inúmeras vantagens para o nosso corpo. Entre elas contam-se:

  • Redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Melhoria da postura;
  • Prevenção da perda de massa óssea;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Aumento da energia.

No entanto, devido à quantidade de informação disponível sobre o assunto, é natural que surjam algumas dúvidas e que criem mitos sobre a rotina de treino e aquilo que devemos ou não fazer.

Para o ajudar, reunimos alguns dos mitos sobre a prática de exercício físico mais comuns e a que não deve dar ouvidos.


7 Mitos Sobre a Prática de Exercício Físico



1. Só consegue resultados com suplementos

A ingestão de suplementos tornou-se quase uma “moda” entre desportistas e praticantes de exercício físico. Entre os mais comuns são os relacionados com proteína, que são muitas vezes apontados como uma forma de conseguir melhores resultados.

No entanto, também é possível alcançar as metas desejadas sem a sua ingestão. Estes suplementos não contribuem para a melhoria da performance nem para o aumento da massa muscular e podem mesmo chegar a ser prejudiciais para a sua saúde.

Apesar de ser essencial para a recuperação dos músculos, a proteína deve ser ingerida de forma natural. Opte por reforçar o seu consumo nas refeições através dos alimentos. Ovos, carnes magras e leite magro são alguns dos ingredientes que pode e deve incluir nas suas refeições pré e pós treino.


2. Os treinos só são eficazes se sentir dores

Treinar não deve ser sinónimo de dor. A expressão “no pain, no gain” já faz parte do passado. Medir o sucesso de um treino pelas dores musculares é outro dos mitos sobre a prática de exercício físico bastante recorrentes e que deve ignorar.

OAs dores são ocorrem devido a um esforço muscular extremo. Estas são causadas por microtraumas que ocorrem nas fibras musculares e que promove o crescimento dos músculos.

Apesar de serem normais quando inicia a prática de exercício físico, as dores musculares não são sinónimo de melhores resultados. À medida que os treinos se tornam regulares, estas devem começar a ser cada vez menores.

É importante recordar-se que a dor é uma forma do nosso corpo alertar que algo não está bem. Se pratica exercício físico, é essencial que consiga distinguir as dores musculares causadas pelo esforço e aquelas que podem indicar um problema.


3. Quanto mais treinar, melhores serão os resultados

Quantidade não é sinónimo de qualidade. Não caia no erro de acreditar que tem que treinar durante horas para alcançar os resultados pretendidos. Isto é mais um mito sobre a prática de exercício físico bastante comum.

Lembre-se que o que realmente importa e faz a diferença é a qualidade do treino e não a duração. E por qualidade referimos não só os exercícios escolhidos, mas também a postura correta ao executá-los.

Para além disso, o exercício físico deve ser sempre combinado com uma alimentação cuidada e equilibrada. Afinal, de nada vale passar horas no ginásio se depois vai ingerir mais calorias do que aquelas que queimou durante o treino.

A solução, e uma das nossas dicas para ser mais sustentável no seu dia-a-dia, passa pela escolha de sacos reutilizáveis. A maioria dos supermercados já tem disponíveis sacos de maior dimensão e que podem – e devem – ser reutilizados.

Para além disso, na hora de comprar fruta e legumes, opte pelas soluções a granel e deixe de lado as previamente embaladas. Se não conseguir evitar a utilização de um saco, escolha os de pano ou rede, que podem ser reutilizados em cada ida às compras.

Se quer garantir que tem um plano de treino e uma alimentação adequada aos seus objetivos, recorra a profissionais especializados. Antes de iniciar a sua nova rotina de treinos, procure a ajuda e acompanhamento de um personal trainer e de um nutricionista. Vai ver que os resultados vão ser muito mais fáceis de alcançar!


4. Para perder gordura abdominal devemos fazer abdominais

Quer perder gordura abdominal e, para isso, pensa que tem que passar horas a fazer abdominais? Desengane-se, isso trata-se de um mito!

Os exercícios localizados, como é o caso dos abdominais, são ótimos para trabalhar o músculo em questão e ajudam a que este se desenvolva. No entanto, não vão garantir a perda da gordura nesta área.

Para reduzir o volume abdominal, deve escolher exercícios de cardio, tal como a correr ou andar de bicicleta, e combiná-los com musculação. Porém, é impossível garantir a perda de gordura apenas numa única zona, esta acontece de forma geral em todo o corpo.


5. As mulheres que fazem musculação ficam com um corpo masculino

É comum ouvir-se que, ao treinar e fazer musculação, as mulheres podem ficar com os músculos demasiado desenvolvidos e com um corpo masculino. Isto trata-se de outro mito sobre a prática de exercício físico que devemos ignorar.

A testosterona é uma das principais hormonas que ajudam o corpo a ganhar massa muscular. Contudo, as mulheres produzem entre dez a 30 vezes menos testosterona do que os homens. Por isso, a menos que exista um problema hormonal grave, isto não será um problema.

Ao praticar exercício de forma regular, as mulheres vão acentuar as linhas femininas já previamente definidas pela sua genética.


6. Treinar em jejum ajuda a perder peso

Há quem diga que, ao treinar em jejum, conseguimos melhores resultados na perda de peso. Isto trata-se de outro mito sobre a prática de exercício físico.

Quando se treina em jejum, a energia acaba mais rapidamente. Isto leva a que também o desempenho diminua. Para além disso, a falta de energia pode levar a que se sinta mal ou desmaie.

O ideal é sempre que faça uma refeição equilibrada e que inclua os nutrientes essenciais para garantir que não falta energia durante o treino.


7. Quanto mais suar, melhores resultados tenho

O suor é a forma do nosso corpo diminuir a temperatura interna e, por isso mesmo, não deve ser o indicador escolhido para avaliar o sucesso de um treino.

O suor pode indicar a intensidade da atividade física praticada, uma vez que isto leva a um aumento da temperatura corporal e, consequentemente, a uma maior transpiração. No entanto, existem pessoas que suam mais e outras que, mesmo perante um grande esforço, continuam sem suar.

Para além disso, existem atividades, como a natação, que são ótimas escolhas para perder peso, e onde o suor é praticamente inexistente.

É importante que, quando sua, exista uma reposição dos líquidos no seu organismo. Quando treinar, tenha sempre consigo uma garrafa de água para ir bebendo ao longo deste período de esforço.

Como já referimos, o exercício físico é um dos pontos essenciais para um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Para além de ter inúmeros benefícios para o nosso corpo e organismo, treinar também tem vantagens para a nossa saúde mental.

Se quer iniciar uma rotina de treinos regulares, conheça as dicas que temos para si para começar a praticar exercício.