8 Passos para Ter um Natal mais Sustentável

15 de Dezembro, 2020

A quadra festiva é uma das alturas em que existe um maior consumo de recursos. Descubra como pode ter um Natal mais sustentável, em 8 passos muito simples!

Já se sente o espírito do Natal um pouco por toda a parte. As ruas começam a iluminar-se com as luzes e decorações, as músicas natalícias já se fazem ouvir e... começa a correria para garantir que se consegue ter tudo pronto a tempo e horas!

Por muito que esta seja uma quadra mágica, repleta de amor e brilho, a verdade é que o Natal é uma das épocas do ano em que existe um maior consumo e desperdício.

Entre as inúmeras deslocações necessárias, o consumo muitas vezes descontrolado, as embalagens e embrulhos dos presentes e as ceias de Natal com tudo a que temos direito, gera-se um enorme desperdício de recursos.

No entanto, este resumo não tem de representar o seu Natal! Existem formas de viver a magia desta quadra de uma maneira mais sustentável e amiga do planeta.

Hoje partilhamos consigo 8 formas para que consiga ter um Natal mais sustentável, mas com todo o brilho e amor que merece.


8 Passos para um Natal mais Sustentável



1 – Faça um consumo consciente

No fundo, esta primeira dica resume todas as restantes. No entanto, é cada vez mais urgente que se faça um consumo mais consciente, tanto no Natal como durante todo o ano.

Para que consiga ter um Natal mais sustentável, é preciso que se deixem de lado as compras desnecessárias. O primeiro passo é fazer uma lista. Esta deve aplicar-se tanto para os presentes como para a ceia e almoço de Natal.

É importante que faça escolhas mais inteligentes e que opte por produtos realmente necessários. Na hora de comprar, decida-se por opções ecológicas e fair trade, que garantam o menor impacto ambiental possível.


2 – Tenha atenção nos preparativos

Os preparativos para a grande noite também têm o seu impacto. Para garantir que está tudo perfeito e que tem todos os presentes necessários, muitas vezes são necessárias várias deslocações.

Ao fazer uma lista de compras, tal como sugerimos no ponto acima, vai conseguir ter uma melhor noção de tudo o que é necessário. Assim, evita fazer várias deslocações e, para além de poupar o nosso planeta e reduzir a sua pegada ecológica, também consegue poupar tempo!


3 - Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos indispensáveis para se viver em pleno a magia desta quadra. As árvores artificiais são uma opção mais ecológica – e duradoura – do que as naturais.

No entanto, caso queira mesmo ter um pinheiro natural, opte por comprar um com raiz. Assim, poderá plantá-lo em sua casa ou no seu jardim. Outra opção é escolher uma árvore que seja vendida com autorização, de forma a garantir a sustentabilidade no seu corte.

Existe uma terceira opção, que também é a mais sustentável de todas. Que tal lançar um desafio à família e construírem a vossa própria árvore de Natal com materiais reciclados? É uma excelente opção para um dia repleto de momentos mágicos!


4 – Aposte na Decoração Do It Yourself

O “Do It Yourself” já se tornou numa tendência e é uma das opções para tornar este Natal mais sustentável. Que tal segui-la para as suas decorações?

Existem vários tutoriais online que o podem ajudar a preencher a sua casa com o espírito e brilho desta quadra. Escolha os seus preferidos e prepare um fim de semana em família com momentos de muita diversão.

Caso pretenda realmente comprar acessórios decorativos já feitos, existem alguns pontos que deve ter em consideração. Em primeiro lugar, opte sempre por decorações que saiba que vai utilizar durante vários anos. Para além disso, evite peças que misturem e combinem diversos materiais, uma vez que estas são mais difíceis de reciclar.


5 – Escolha as luzes certas

As luzes são uma parte muito importante de todo o ambiente mágico da quadra natalícia. E estas também são um ponto essencial para um Natal mais sustentável!

Este ano, faça uma escolha mais ecológica e opte por luzes mais eficientes e com um menor consumo energético. Isto vai ajudar a poupar o nosso planeta e também a sua carteira! E, claro, não se esqueça de as desligar sempre que não estiver ninguém naquela divisão da casa.


6 – Tenha atenção aos embrulhos

Os embrulhos dos presentes de Natal também têm um forte impacto na saúde do planeta Terra. Já pensou na quantidade de papel, plásticos e cartão que é desperdiçado só para manter o secretismo das prendas?

O ideal é que todos os embrulhos consigam ser aproveitados para outras ocasiões. Isto nem sempre é fácil, principalmente quando existem crianças envolvidas. A ansiedade de saber o que o Pai Natal lhes trouxe faz com que rasguem os embrulhos, de forma a que se tornem inutilizáveis. No entanto, pode sempre aproveitar este momento para se sentar com os mais pequenos e ajudá-los a abrir os presentes de forma a que o papel fique em perfeitas condições para ocasiões futuras.

Para garantir embrulhos mais amigos do meio ambiente, pode também optar por utilizar páginas de jornal ou de revistas antigas.


7 – Reduza o desperdício alimentar

A ceia e almoço de Natal são ocasiões em que existe um enorme desperdício de comida. É normal que tenhamos vontade de garantir que os nossos familiares tenham uma refeição inesquecível, com tudo a que têm direito neste dia.

Contudo, se quer optar por um Natal mais sustentável, é muito importante que faça uma gestão racional dos alimentos. Como referimos no ponto 1, comece por fazer uma lista de compras e faça-a tendo em conta as quantidades reais de consumo.

Na hora de ir ao supermercado, restrinja-se aos conteúdos presentes nessa lista e resista à tentação de comprar quantidades maiores.

Outro ponto importante para garantir um Natal mais sustentável é optar por produtos regionais e biológicos, comprados no comércio local.

Se quer começar a reduzir o desperdício alimentar não só durante esta quadra, mas ao longo de todo o ano, conheça as dicas que temos para si, aqui.


8 – Faça uma boa gestão dos resíduos

No final do dia de Natal, é hora de pensar no que vai fazer com todos os resíduos que sobraram. Para além das sobras de comida, existem embalagens, embrulhos, garrafas e tantas outras coisas que precisam de ser despachadas. Em primeiro lugar, é importante que faça uma correta separação dos resíduos, de forma a que estes possam ser reciclados. Este passo pode ser feito durante a noite e dia de Natal, facilitando o trabalho e reduzindo o tempo dedicado a esta tarefa.

Quanto às sobras de comida, tente ao máximo guardar tudo aquilo que possa ser consumido mais tarde. Reserve algum espaço no seu frigorífico e congelador para que exista o menor desperdício alimentar possível.


Agora que já sabe como pode tornar este Natal mais sustentável, descubra também como fazer os doces típicos desta quadra de forma saudável. Descubra as receitas que temos para si, aqui.