9 Motivos para a Falta de Energia e Cansaço

14 de Maio, 2021

Sente-se cansado ou desmotivado? Isto pode dever-se a algumas escolhas que faz no seu dia-a-dia. Descubra os 9 principais motivos para a falta de energia e cansaço constante.

A sensação de falta de energia e cansaço está a tornar-se cada vez mais comum nos teus atuais. Vivemos a um ritmo cada vez mais acelerado e estamos constantemente atarefados. Entre o trabalho, as tarefas domésticas, os momentos entre família e amigos, muitas vezes chegamos ao final do dia sem energia.

Esta sensação é comum, quando acontece a um nível moderado. No entanto, quando a falta de energia se torna excessiva e constante, deve começar a tomar atenção.

Este problema pode ter uma origem física, mental ou emocional. No entanto, ao ceder a esta falta de energia pode estar a condicionar não só a sua vitalidade como também a sua saúde.

É por isso que se torna tão importante identificar as causas do problema e descobrir como as pode combater. Hoje partilhamos consigo os principais motivos para a falta de energia e cansaço que podem estar a afetar o seu dia-a-dia.


9 Motivos para a Falta de Energia e Cansaço



1. Não faz as escolhas certas ao almoço

Já dissemos várias vezes que somos aquilo que comemos e, como é natural, as escolhas que fazemos ao almoço têm um forte impacto no nível de energia durante o resto do dia.

Por exemplo, se reduzir o consumo de proteína nesta refeição, pode sofrer ao nível do humor, imunidade e até mesmo a função hepática. É fundamental que faça uma alimentação equilibrada, com os minerais e nutrientes necessários para que o seu metabolismo energético funcione em pleno. Inspire-se nestas sugestões de receitas saudáveis muito práticas e rápidas.


2.Não dorme o suficiente

A falta de descanso é, obviamente, um dos principais motivos para a falta de energia. Tenha em atenção que dormir bem não é sinónimo de dormir muito. O nosso corpo precisa de descansar no final de um dia e isso só acontece quando tem um sono saudável.

Ter um horário de sono regular, evitar os aparelhos eletrónicos antes de dormir e criar o ambiente certo são alguns dos aspetos essenciais. Descubra quais são os outros pontos que deve ter em conta para ter um sono saudável e conseguir descansar melhor.


3. Não se mantém ativo

Conhece a expressão “quanto menos faço, menos me apetece fazer”? A falta de atividade física regular também pode ser um dos motivos pelos quais se sente sem energia.

Se passa horas sentado em frente ao computador e não se esforça por criar uma rotina de prática de exercício físico, é natural que se sinta sempre mais cansado. Isto porque, ao praticar exercício, liberta hormonas, como a adrenalina, que fazem disparar os níveis de energia no corpo.

Por outro lado, se mantiver um estilo de vida sedentário, a tendência é para que sinta cada vez mais cansado e com falta de energia. É importante que se esforce por contrariar esta tendência. Nós partilhamos consigo as principais dicas para que possa começar a praticar exercício.


4. Excesso de stress

Infelizmente, o stress já se tornou numa constante na vida da maioria das pessoas e este pode ser um dos motivos para a falta de energia. O estilo de vida cada vez mais acelerado, a sensação de falta de tempo constante e as preocupações do dia-a-dia.

Quando se sente stressado, o seu corpo reage com o aumento da produção de cortisol. Isto leva ao desenvolvimento de outros problemas, tal como transtornos de humor, aumento de peso e oscilações dos níveis de açúcar no sangue. Tudo isto leva a que se sinta cada vez mais cansado e com falta de energia. Se este é um problema recorrente para si, nós temos 10 dicas para combater o stressque o podem ajudar.


5. Toma demasiado café

Este ponto parece estranho, não é? Afinal, a cafeína é um poderoso estimulante e que normalmente é utilizada para obter uma dose de energia extra... No entanto, isto só resulta se seguir algumas regras.

Se tomar demasiado café, este pode ter o efeito contrário ao pretendido e tornar-se num dos motivos para a falta de energia. Segundo os especialistas, consumir mais de 300 ou 400 miligramas de café por dia, pode afetar a qualidade do seu sono a longo prazo e criar um vício difícil de controlar.


6. Consome demasiado açúcar

Um dos maiores mitos que as pessoas tendem a acreditar é que o açúcar é sinónimo de boa disposição e energia, no entanto, isto é um mito. Os hidratos de carbono são as principais fontes de energia para o organismo, ou seja, são essenciais. Contudo, o seu consumo excessivo, principalmente quando são refinados, pode ter várias consequências para a sua saúde e uma delas é a falta de energia.

A ingestão excessiva de hidratos de carbono refinados pode levar à acumulação de glicose no sangue. Isto leva a que se sinta cansado, uma vez que a insulina libertada pode não conseguir processar a glicose presente no organismo.


7. Demasiado tempo dedicado à tecnologia

Passa o dia em frente ao computador e quando chega a casa está constantemente a utilizar o telemóvel, computador ou televisão? Este pode ser um dos motivos para a falta de energia que sente.

O uso constante das tecnologias pode ter um impacto muito negativo na sua saúde mental. Este manifesta-se através de fadiga, ansiedade e, em casos mais extremos, depressão. Numa sociedade cada vez mais “obcecada” pela tecnologia, torna-se essencial saber desligar e aproveitar o tempo “offline”.


8. Má hidratação

Se o nosso corpo é constituído maioritariamente por água, é natural que o nível de hidratação tenha uma forte influência no seu dia-a-dia. Os especialistas recomendam a ingestão de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia, sendo que este valor varia de pessoa para pessoa.

Para além de ser essencial para que o organismo funcione em pleno, manter-se hidratado é uma das formas de garantir que tem a energia necessária durante o dia. Se tem dificuldade em beber água, existem algumas práticas que pode adotar:

  • Leve consigo uma garrafa de água para ir bebendo ao longo do dia;
  • Coloque um alarme no telemóvel de 30 em 30 minutos para se lembrar de beber água;
  • Se tem dificuldade em beber água natural, faça águas aromáticas caseiras com fruta.

Aproveite também para perceber a importância de manter a hidratação durante todo o ano.

A Água Monchique tem a gama de embalagens perfeita para o acompanhar em todos os momentos do seu dia-a-dia, seja durante o trabalho, enquanto pratica exercício ou para as refeições em família.


Publicado em 14/05/2021